Spotify Greenroom: conheça o concorrente do Clubhouse e Twitter Spaces

Spotify Greenroom: conheça o concorrente do Clubhouse e Twitter Spaces

O Spotify anunciou nesta quarta-feira (16) o lançamento de um concorrente para o Clubhouse e o Twitter Spaces. Trata-se do Spotify Greenroom, o mais novo aplicativo de conversas de voz em tempo real com várias pessoas. O serviço de streaming de música comprou, no primeiro trimestre, a rede social Locker Room. Foi a expertise dela que possibilitou a criação do Greenroom.

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O Clubhouse estourou no começo de 2021, virando uma grande febre. A exclusividade para donos de iPhone e a necessidade de convite para entrar na rede social foram os impulsionadores do serviço. Com o sucesso estrondoso do Clubhouse, os grandes players do mercado logo correram para criar suas soluções. Foi o caso do Twitter, Facebook, Telegram e até o LinkedIn.

Mas o Spotify em nenhum momento demonstrou qualquer interesse em criar um aplicativo semelhante. Até que ele comprou o Locker Room. Essa é uma rede social para amantes de esportes. E uma de suas funcionalidades é permitir conversas por voz em tempo real.

O Spotify comprou a ferramenta, a reformulou, adicionou a identidade visual da marca, mudou o nome para Greenroom e fez o lançamento do aplicativo para Android e iOS. O legal é que você pode usar as suas credenciais do Spotify (login e senha) para acessar o Greenroom.

Spotify Greenroom

Todos os usuários podem criar e participar de salas. As conversas ocorrem principalmente por áudio, mas é possível escrever comentários em uma área específica para isso. Logo ao fazer o cadastro, você informa quais são suas áreas de interesse. Baseado nisso, o Spotify Greenroom sugere salas de bate papo para você entrar.

Uma funcionalidade bem interessante do Greenroom, é a gravação de todos os sons e conversas que acontecem na sala. Essa é uma função opcional, habilitada pelo criador da sala. As gravações serão usadas para investigação de qualquer incidente, caso eles ocorram. O criador da sala poderá requisitar a gravação a qualquer momento.

Spotify Greenroom

Além disso, haverá uma política de monetização do Spotify Greenroom. Similar aos moldes do YouTube, os criadores de conteúdo vão poder se cadastrar no Creator Fund e passar a serem monetizados pelo conteúdo criado e disponibilizado na plataforma. No entanto, há algumas regras que devem ser seguidas. O criador de conteúdo não pode ser:

  • Menor de idade;
  • Morar fora dos Estados Unidos;
  • Participar de algum acordo comercial com o Spotify e que exclui a possibilidade de entrar no Fund;
  • Ser funcionário ou contratado pelo Spotify;
  • Violar as políticas da plataforma de streaming ou então os direitos autorais.

Essa ferramenta de monetização vai começar a funcionar nos próximos meses. E os ganhos levam em conta a quantidade de pessoas dentro da sala e o consumo do conteúdo que for veiculado na sala.

Fonte: Spotify

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
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