Facebook já está desenvolvendo um concorrente para o Clubhouse

Facebook já está desenvolvendo um concorrente para o Clubhouse

O Clubhouse é a mais nova rede social do momento. Ela é totalmente baseada em mensagens de áudio. Você cria uma sala, convida pessoas e pode fazer um bate papo bem descontraído. Atualmente disponível apenas para iOS, o Clubhouse vem atraindo muita gente grande, como por exemplo, Elon Musk e o próprio Mark Zuckerberg, criador do Facebook.

Clone do Clubhouse

E segundo fontes do jornal The New York Times, Zuckerberg gostou tanto da rede social que já iniciou o desenvolvimento de um concorrente. O CEO da maior rede social da atualidade se reuniu com alguns funcionários e pediu que eles começassem a trabalhar neste novo projeto, que já está em fase inicial de desenvolvimento.

Oficialmente o Facebook não comenta sobre rumores, portanto, nada é confirmado ainda. Mas é de se esperar que a empresa já esteja se movimentando nesse sentido. O próprio histórico da empresa revela que ela tem esse costume de “copiar” recursos de concorrentes que se destacam no mercado.

Stories
Os Stories são uma cópia descarada do Snapchat

O próprio Stories, do Instagram, é uma cópia do principal recurso do Snapchat, que fez um sucesso estrondoso alguns anos atrás. Agora, com o TikTok em alta, o Instagram lançou o Reels, ferramenta que faz exatamente a mesma coisa do TikTok. No momento, o Reels ainda não conseguiu superar o seu precursor em usuários absolutos.

Além disso, o Facebook também tem um histórico de compras de serviços concorrentes. Por exemplo, o Instagram e o WhatsApp eram apps independentes que foram comprados pelo Facebook. Portanto, é de se esperar que Mark Zuckerberg tente ou comprar o Clubhouse ou desenvolver um clone dentro de seus serviços. Dinheiro e mão de obra ele tem de sobra para isso.

O que é o Clubhouse?

Clubhouse é uma rede social extremamente nova, fundada em 2020 por Paul Davison e Rohan Seth no Vale do Silício. Ela é totalmente baseada em mensagens de áudio. Ao se cadastrar, você pode criar uma sala com um tema específico e convidar as pessoas para entrar. Ou então deixar a sala aberta para o público. Assim qualquer um pode entrar e ouvir ou participar da conversa.

Clubhouse em um iPhone
O Clubhouse é uma rede social totalmente baseada em áudio

Como usuário você pode entrar nas salas tanto como ouvinte quanto como participante. O legal, nesse início, é que você pode estar na mesma “sala” que grandes nomes do mercado, como o próprio Mark Zuckerberg ou Elon Musk. No mundo físico dificilmente você teria essa chance.

Atualmente o Clubhouse está em fase de testes e disponível apenas para iOS (iPhones e iPads). Além disso, é necessário um convite para participar da rede social. Lembra do Orkut? Então, é similar. E isso aumenta ainda mais o hype da rede social, já que tem muita gente atrás de um convite. Inclusive, estão vendendo convites por R$ 100 no Mercado Livre e OLX.

Um aplicativo para Android já está em desenvolvimento, o que deve aumentar ainda mais a quantidade de usuários semanais. Atualmente, em média, mais de 2 milhões de pessoas usam o Clubhouse.

Fonte: The New York Times

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X