Facebook e Telegram devem adicionar chats de voz ao estilo Clubhouse

Facebook e Telegram devem adicionar chats de voz ao estilo Clubhouse

Com o sucesso feito pelo Clubhouse, rede social baseada em chats de voz, é natural que outras empresas queiram surfar na onda. É o caso do Facebook e do Telegram. Vale lembrar que o Twitter também já anunciou que está trabalhando em um concorrente, que já tem até nome: Spaces.

Leia também
Clubhouse: tudo o que você precisa saber

Clubhouse do Facebook

Como já havíamos noticiado no mês passado, o Facebook já está desenvolvendo o seu clone do Clubhouse. Porém, só agora as imagens começaram a aparecer na internet. O desenvolvedor Alessandro Paluzzi postou em seu perfil no Twitter duas imagens da interface do futuro novo serviço do Facebook.

Como podemos ver abaixo, a interface é bem parecida com a que já é usada no Clubhouse. A foto de perfil dos participantes é mostrada em bolinhas. E os participantes com poder de voz ficam com a foto destacada.

Facebook Clubhouse
Interface do clone do Clubhouse feito pelo Facebook

Um dos prints mostra que será possível compartilhar as salas de áudio de diversas maneiras. Por exemplo, você pode criar um link e compartilhar com qualquer pessoa. Pode também convidar via Messenger. Fazer uma postagem no seu perfil e até mesmo compartilhar com os grupos nos quais você participa. Como ainda está em uma fase muito inicial de desenvolvimento, não sabemos como ocorrerá as moderações das salas de conversa.

Não é de hoje que o Facebook “copia” concorrentes de sucesso. Por exemplo, os Stories do Instagram foram uma resposta ao Snapchat. A função Reels, também disponível no Instagram, é uma cópia do TikTok. E agora é a vez do Clubhouse. A tendência é que o serviço original perca usuários e acabe caindo no esquecimento, como aconteceu com o Snapchat. Mas o TikTok até está resistindo bem.

Clubhouse do Telegram

Segundo informações do site TestingCatalog, o Telegram também já trabalha em um clone do Clubhouse. E, ao que parece, a função já está em uma fase bem avançada de desenvolvimento. Ela inclusive já está sendo testada na versão beta 7.6 para smartphones Android.

Entretanto, as salas de áudio vão ser oferecidas em canais. Não sei se você sabe, mas no Telegram, além das conversas individuais, nós podemos criar grupos e canais. Nos grupos todos podem falar. Mas nos canais apenas os administradores podem falar. Os demais participantes são apenas ouvintes.

salas de áudio do Telegram
Salas de áudio do Telegram

De acordo com os prints que foram divulgados, as salas de chat serão exibidas em um ícone flutuante. Ou seja, você poderá continuar usando o Telegram normalmente enquanto ouve ou participa da conversa. Além disso, haverá também a opção de gravar a conversa e deixá-la salva no canal.

Atualmente, o Clubhouse não salva as conversas das salas de áudio. Uma vez encerrada, o serviço descarta os arquivos de seus servidores. Já com o Telegram você poderá manter as conversas salvas. Infelizmente, ainda não sabemos quando o Telegram vai liberar a funcionalidade na versão final do aplicativo. Mas tudo indica que está bem próximo.

Outros clones do Clubhouse

Vale ressaltar que outros serviços também já preparam clones do Clubhouse. É o caso do Instagram, que também trabalha em salas de áudio. Elas aparecerão no Direct. Lá o usuário pode selecionar quem vai participar da sala de áudio.

Nas últimas semanas o Instagram vem testando formas mais interativas de comunicação. Recentemente foi liberada a função de Lives com até 4 participantes. Antes disso só era possível realizar Lives com 2 participantes simultâneos.

Fonte: XDA Developers

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X