Museu dedicado à história das placas de vídeo é anunciado

Museu dedicado à história das placas de vídeo é anunciado

IBM, Hercules, Trident e 3DFx. Essas são algumas marcas de suma importância na história do desenvolvimento das placas de vídeo. Todas essas, assim como a toda poderosa NVIDIA, estão eternizadas num novo museu que será inaugurado em breve no Parque Industrial de Nova Geração em Shenzhen, na China. Simplesmente o primeiro museu dedicado a evolução das placas de vídeo. Projeto encabeçado pela Colorful e NVIDIA.

Batizado de GPU History Museum, o local reúne diversos produtos emblemáticos na evolução das placas de vídeo. Segmento que vem passando por transformações desde o início da década de 80. Entre os produtos destacados nas imagens de divulgação temos a ATI Rage Fury MAXX, também conhecida como “Dawn Goddes“. Esta é a primeira placa de vídeo dual-chip da ATI – empresa adquirida pela AMD em 2006.

ATI Rage Fury MAXX

A placa unia no PCB dois chips Rage 128 Pro, cada um com 32 MB SDRAM. Essa placa foi uma referência no segmento de VGAs com mais de um chip gráfico, tendência que perdeu força nos últimos anos.

No mesmo ano de lançamento da ATI Rage Fury MAXX chegava ao mercado a GeForce 256 da NVIDIA. Este foi o primeiro projeto da NVIDIA para a linha GeForce e também ficou marcada por popularizar o termo GPU para referenciar a unidade gráfica.

GeForce 256
GeForce 256

Artista recria primeira NVIDIA GeForce com peças de LEGO

Além de hardware antigo, os visitantes do GPU History Museum também poderão ter contato com as soluções mais recentes em termos de tecnologia. Há uma seção com as placas mais recentes do mercado e também uma área dedicada para teste de realidade virtual e um simulador de corrida super avançado com telas na resolução 8K. Além disso, parte do museu é dedicada ao desenvolvimento de eSports na China – a submarca iGame da Colorful foi criada em 2008 com este propósito.

Evidentemente que os produtos da própria Colorful também estão em destaque no museu. Não apenas placas de vídeo da empresa, mas também suas placas-mãe e outros componentes.

O museu ainda não está aberto para visitação e uma data oficial ainda não foi revelada.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X