Protótipo de bateria de íon de alumínio carrega 60 vezes mais rápido do que de íon de lítio

Protótipo de bateria de íon de alumínio carrega 60 vezes mais rápido do que de íon de lítio

Uma empresa australiana chamada Graphene Manufacturing Group (GMG) anunciou alguns resultados interessantes de testes de baterias de íons de alumínio. Este novo tipo de bateria pode ser recarregada dez vezes mais rápido do que as unidades de íon de lítio atuais. Embora recarregue significativamente mais rápido, o novo tipo de bateria também dura mais e não requer um sistema de resfriamento para funcionar.

A empresa tem testado alguns protótipos da bateria de íon de alumínio antes de levá-la aos parceiros de fabricação e divulgou alguns números de desempenho. A bateria oferece uma densidade de potência de cerca de 7.000 W/kg. Isso significa uma grande quantidade de energia, aproximando-se da densidade de potência fornecida por ultracapacitores atuais. Eles são capazes de ter uma densidade de potência de 12.000-14.000 W/kg.

O novo tipo de bateria tem uma densidade de energia de 150-160 Wh/kg, que é cerca de 60 por cento da energia das melhores baterias de íon de lítio disponíveis hoje. Essa especificação significa que essas baterias não são adequadas para veículos elétricos à primeira vista. Quanto mais alta a densidade de energia, mais longe um veículo elétrico pode dirigir por carga.

Carros elétricos podem se beneficiar no futuro dessas novas baterias

Embora esse tipo de bateria tenha uma densidade de energia menor em comparação com as baterias de íon de lítio, elas têm uma vantagem significativa. As baterias podem carregar extremamente rápido, com a GMG dizendo que um smartphone com bateria de íon de alumínio pode recarregar totalmente entre 1 a 5 minutos! Já vimos algo parecido sendo feito por uma startup israelense.

Ou seja, se as baterias de íon de alumínio forem usadas em um veículo elétrico, ele percorreria apenas cerca de 60 por cento da distância de um veículo equipado com bateria de íon de lítio. Mas sua velocidade de recarga pode ser tão rápida que menos autonomia não seria tão importante assim.

Esta nova tecnologia de bateria também é muito mais duradoura do que as baterias de lítio em seu ciclo de vida, com a capacidade de passar por 2.000 ciclos de carga e descarga sem deterioração aparente no desempenho.

As baterias de íon de alumínio também são muito seguras, com baixíssimo potencial de incêndio e são mais recicláveis do que as baterias de lítio no fim de sua vida útil. Talvez o principal benefício seja que a bateria de íon de alumínio não precisa de lítio, o que poderia ser um grande negócio, considerando que a maior parte do suprimento de lítio do mundo passa pela China.

Outra característica super importante é que como as baterias não superaquecem, elas não precisam de equipamento de resfriamento. O sistema de resfriamento pode ser eliminado de um veículo elétrico e substituído por uma bateria maior de íon de alumínio para fornecer a mesma densidade de energia do íon de lítio no mesmo carro.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
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