Startup israelense desenvolve bateria para carros elétricos que recarrega em 5 minutos

Startup israelense desenvolve bateria para carros elétricos que recarrega em 5 minutos

A StoreDot é uma pequena startup israelense que desenvolveu uma bateria que recarrega totalmente em apenas cinco minutos. A novidade irá diminuir a “ansiedade de autonomia” associada aos carros elétricos, que é o temor que os motoristas desses veículos sentem acerca da carga disponível na bateria e a distância até o destino.

Financiada pelas maiores companhias do mundo, como a British Petroleum, a Samsung e a TDK, a StoreDot é especialista em baterias de carregamento ultra rápido e testou a nova bateria em celulares, drones e motonetas.

O fundador da startup, Doron Myersdorf, afirma que a StoreDot deseja alterar, radicalmente, a experiência em veículos elétricos e as emoções relacionadas a tal experiência.

“A inovação poderá eliminar as horas necessárias para carregar um carro elétrico.”

Myesdorf trabalhou com uma variante da bateria de íon de lítio que deram o Prêmio Nobel de Química para John Goodenough, Stanley Whitingham e Akira Yoshino, em 2019. Essa variante possui carregamento mais rápido e conta com materiais diferentes, como silício no ânodo negativo.

“Pegamos aquela invenção impressionante da bateria de íon de lítio e aperfeiçoamos para uma capacidade extrema de carregamento rápido.”

Os químicos da StoreDot produzem 100 baterias semanalmente, enviando-as para empresas e montadores visando o possível uso dessas baterias em seus produtos.

bateria carros elétricos
Créditos: StoreDot

Além disso, o time da StoreDot já está desenvolvendo uma segunda geração dessa bateria para diminuir os custos, acelerando o processo de fabricação.

Myersdorf afirmou que a empresa trabalha para criar, paralelamente, uma solução para o mercado, possibilitando a produção em massa dessa bateria.

No entanto, a bateria, que está sendo testada por montadoras, deve demorar um bom tempo para se tornar o padrão em carros elétricos.

De acordo com Eric Esperance, analista na Roland Berger, ainda faltam muitos passos para a StoreDot e a indústria dos carros elétricos.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X