Nova criptomoeda utiliza HDs e SSDs para mineração

Nova criptomoeda utiliza HDs e SSDs para mineração

Um dos motivos da escassez atual de placas de vídeo é o uso desses componentes para mineração de criptomoedas. Agora, uma nova criptomoeda poderá criar uma escassez em outros componentes de PC, mais especificamente os HDs e SSDs.

A Chia é essa nova criptomoeda, criada pela blockchain Chia Network, utiliza um protocolo Prova de Espaço-Tempo, diferentemente do protocolo Prova de Trabalho do Bitcoin. Desse modo, a Chia depende de espaço de armazenamento, em vez de desempenho, para sua mineração. Além disso, esse processo consome menos energia elétrica.

Em 2018, a Chia recebeu um investimento de quase US$ 4 bilhões, representando o tamanho do interesse nessa nova criptomoeda. Tal interesse, possivelmente, se dá por parte dos investidores que querem investir em uma criptomoeda em seus estágios inicias.

Embora a nova criptomoeda ainda não esteja sendo comercializada, mineradores na China (onde mais?) já começaram a comprar quantidades absurdas de HDs e SSDs de alto desempenho. Isso aumentou a demanda de discos com maior espaço, especificamente de 4 TB a 18 TB.

A expectativa é de que esses produtos apresentem um aumento no preço e, posteriormente, fiquem difíceis de encontrar, apresentando uma escassez também nessa área.

De acordo com o HKEPC, os SSDs já estão se esgotando e as fabricantes deverão responder com restrições aos mineradores ou aumentando os níveis de produção.

Felizmente, os mineradores estão atrás de SSDs de alto desempenho, portanto, o impacto em modelos de consumo será menor.

A fabricante chinesa de HDs, SSDs e memórias RAM, Jiahe Jinwei, anunciou, ontem (19), que irá iniciar um projeto de produção em massa para desenvolver SDDs dedicados para mineração de criptomoedas.

Obviamente, esses produtos serão destinados, majoritariamente, à mineração da criptomoeda Chia. No entanto, a Jiahe Jinwei não deu detalhes sobre as especificações dos SSDs e se eles serão vendidos diretamente aos mineradores ou estarão disponíveis nas lojas.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X