NVIDIA alerta que escassez de placas de vídeo continuará até o final de 2021

NVIDIA alerta que escassez de placas de vídeo continuará até o final de 2021

A escassez de placas de vídeo da Nvidia, bem como os seus preços altíssimos, irá continuar por todo o ano de 2021, segundo informou a própria empresa.

Em uma reunião com investidores, Colette Kress, CFO da Nvidia, disse que, neste ano, a empresa projeta que a demanda continue excedendo a oferta de placas de vídeo.

Desse modo, como alertamos em um artigo publicado aqui no site, será difícil adquirir as novas placas RTX da série 30, que, além disso, custam o olho da cara na moeda brasileira.

Kress havia dito, em janeiro deste ano, que a oferta de placas de vídeo, provavelmente, irá continuar “bastante fraca” até o final do primeiro bimestre do ano fiscal da Nvidia.

NVIDIA não acredita que escassez de placas de vídeo é culpa da mineração de criptomoedas

A CFO da Nvidia, contudo, afirmou que o estoque pode crescer no decorrer deste bimestre fiscal, que começou em fevereiro, mas ainda continuará difícil encontrar uma placa de vídeo das novas RTX devido à competição com mineradores de criptomoedas.

Além disso, ela afirma que a NVIDIA está no início do ciclo de vida de um produto que é a arquitetura Ampere, presente nas novas RTXs. Ela afirma que a transição de ciclos de vida de produtos é o dificulta no gerenciamento do fim do ciclo de vida do produto anterior (arquitetura Turing) e as operações nos estoques de canal.

Por fim, Kress salientou que se a demanda por placas de vídeo para mineração atinja níveis consideráveis, a NVIDIA iria “usar a oportunidade para reiniciar a linha de produtos CMP para atender tal demanda”. Como sabemos, isso aconteceu um mês após, em fevereiro deste ano.

Porém, o fator principal para escassez de placas de vídeos é a crise global dos chips, que afetou, sobretudo, a indústria automotiva.

A TSMC, principal fornecedora de componentes para fabricação de placas de vídeo da Nvidia, informou hoje (15) que a escassez dos chips pode continuar até 2022. Portanto, vai levar mais um tempo até que as GPUs RTX 30 estejam com estoques e preços controlados.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X