LG anuncia saída do mercado de celulares

LG anuncia saída do mercado de celulares

Na manhã desta segunda-feira (5) na Coréia do Sul (noite de domingo aqui no Brasil), o Conselho de Administração da LG anunciou a saída da empresa do mercado global de smartphones. Essa decisão não é nenhuma surpresa. Semana passada publicamos aqui que essa decisão poderia ser tomada hoje. E realmente se confirmou.

A saída do mercado global de smartphones permitirá à LG investir em outras áreas, nas quais já atua. Dentre elas estão os segmentos de casa inteligente, componentes para veículos elétricos, dispositivos conectados, inteligência artificial, robótica, soluções business-to-business, dentre outros.

Futuro da LG, estoques e demissão

No entanto, a companhia sul-coreana continuará a investir no desenvolvimento de tecnologias móveis. Por exemplo, atualmente a empresa pesquisa e desenvolve o 6G, que será o próximo padrão de internet móvel. Atualmente o mundo migra para o 5G, que ainda está engatinhando em praticamente todos os países do mundo. Além disso, a LG vai manter todas as tecnologias que desenvolveu ao longo dos anos para usá-las em produtos futuros.

E o que acontecerá com o atual estoques de smartphones da marca? Será retirado? Não. Os aparelhos que ainda estiverem nos estoques de lojas próprias da marca e também em varejistas serão mantidos. A empresa se comprometeu em dar suporte e atualizações por um período de tempo. Esse período vai variar de região para região. Talvez seja uma boa hora para comprar smartphones da marca, que podem cair bastante de preço.

LG
LG saiu em definitivo do mercado global de smartphones

Obviamente que decisões dessa magnitude afetam empregos no mundo todo. Portanto, haverá sim demissões e realocações de profissionais. A própria LG já informou que vai realocar 4 mil funcionários para o segmento de eletrodomésticos, onde a empresa continua com força. No entanto, as decisões sobre demissões e reposicionamentos serão tomadas a nível local.

O prazo para encerramento total da divisão mobile da LG é 31 de julho de 2021. Entretanto, a venda dos celulares restantes pode continuar mesmo depois dessa data. Resumindo: enquanto ainda houver estoque de smartphones da LG as vendas vão continuar.

Confirmação da sede nacional

LG fábrica
Ainda não se sabe o que vai acontecer com a fábrica da LG em Taubaté

A sede brasileira da LG também já se manifestou a respeito dessa decisão. Inclusive foram revelados alguns números. Desde 2015 que a LG não tem lucro com seus smartphones, mesmo com os constantes lançamentos e novidades. Entretanto, não foi dito qual o destino da fábrica localizada em Taubaté. Leia o comunicado na íntegra:

Desde o segundo semestre de 2015, o nosso negócio global de celulares tem sofrido uma perda operacional por 23 trimestres consecutivos, resultando em um acumulado de aproximadamente 4,1 bilhões de dólares (US) até o final de 2020.

Depois de avaliar todas as possibilidades para o futuro do nosso negócio de celulares, o Headquarter Global decidiu por fechar esta divisão a fim de fortalecer sua competitividade futura por meio de seleção e foco estratégico.

Como uma companhia que valoriza profundamente a contribuição de cada funcionário, cliente e parceiro LG, nós comunicaremos de forma aberta e transparente durante este processo, buscando uma abordagem justa e pragmática, enquanto atendemos as obrigações jurídicas.

É com tristeza que compartilhamos esta notícia com os nossos clientes e parceiros que ao longo de todos estes anos nos demonstraram confiança e nos deram apoio.

A LG Electronics do Brasil agradece vocês e irá se concentrar fortemente em seus negócios de modo a continuar a fornecer produtos e serviços inovadores que tornarão a vida melhor.

O fim de mais de duas décadas de história

LG G3
O LG G3 foi um dos celulares mais famosos da marca

A divisão mobile da LG tem exatamente 26 anos de idade. Tudo começou no ano de 1995, ainda com o nome “Hwatong”. O nome foi mudado posteriormente para LG. E nesse período a marca evoluiu junto com o mercado de telefonia móvel.

Dentre os smartphones mais famosos da marca temos o LG G3, que era o top de linha da época. Podemos mencionar também o LG G Flex, que foi um dos primeiros smartphones com tela curva, lançado em 2013.

E mais recentemente tivemos também a linha ThinQ, com vários smartphones decentes mas que não tiveram tanto sucesso no mercado. Apesar de sempre lançar smartphones com funções inovadoras, como o LG Wing e sua tela giratória, a empresa sul-coreana tinha cerca de 1% e 2% de participação no mercado. Talvez fosse realmente a hora de encerrar esse ciclo.

Fonte: LG Newsroom

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X