Memória RAM: preço irá aumentar em até 18% no segundo trimestre

Memória RAM: preço irá aumentar em até 18% no segundo trimestre

De acordo com dados do veículo chinês MyDrives, citando fontes ligadas a indústria, produtos que dependem diretamente de chips DRAM, como os módulos de memória RAM que equipam PCs e notebooks, sofrerão um significativo aumento de preço. A previsão é um aumento de até 18% no segundo trimestre para chips DDR4. 

Este aumento, que se traduz na prática em valores mais elevados para o consumidor final, tem relação com o aumento de 5% a 10% no preço dos contratos de DRAM para os fabricantes, acréscimo que deve entrar em prática a partir do segundo trimestre do ano. Esse panorama já tinha sido alertado pela fabricante de DRAM Nanya Technology.

A empresa previu que, após o declínio do valor no segundo semestre do ano passado, os preços dos contratos começariam a subir no primeiro trimestre deste ano e seguiriam neste ritmo no segundo trimestre. Os produtos da Nanya aumentam 27% no primeiro trimestre em comparação ao mesmo período do ano passado. Vale lembrar que a Nanya é uma das fornecedoras de chips DRAM para fabricantes como a HyperX. Ela concorre diretamente com fornecedoras como Micron, SK Hynix e Powerchip.

Memória RAM e a previsão de aumento por categoria

Os dados revelados pelo MyDrives corroboram com a visão da empresa de análise de mercado TrendForce. Os dados da TrenForce são ainda mais completos, eles revelam a perspectiva de aumento do preço dividida pelas categorias que englobam o mercado de DRAM. Para o mercado de servidores a previsão é ainda menos otimista. Crescimento de até 20%!

Esses dados são mais uma amostra da grande crise dos chips que o mercado vem enfrentando. Falando especificamente do mercado de hardware, além das memórias, as sempre cobiçadas placas de vídeo também seguirão numa toada de desabastecimento e preços elevados. A escassez das placas da série RTX 3000 deve continuar pelo menos até o final do ano e a MSI já comunicou que o preço de suas placas de vídeo irão subir. 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X