Algoritmo do MIT detecta Covid pela tosse

Algoritmo do MIT detecta Covid pela tosse

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveu um algoritmo para identificar a Covid-19 através da tosse de pessoas infectadas.

Os pesquisadores do MIT descobriram que os portadores assintomáticos do vírus apresentam diferenças na tosse se comparado às pessoas não contaminadas com o coronavírus.

Essas diferenças não são perceptíveis para o ouvido humano, mas ferramentas de inteligência artificial conseguem discernir esses sons.

Portanto, cientistas do MIT publicaram um estudo em que informam sobre um algoritmo de modelo IA.  Esse algoritmo consegue distinguir portadores assintomáticos da Covid-19 de pessoas não contaminadas pelo vírus.

O estudo foi feito com voluntários que gravaram suas tosses pelos celulares e computadores, bem como navegadores nesses respectivos aparelhos.

Os pesquisadores treinaram a inteligência artificial com mais de dez mil gravações de tosses, assim como de frases. Com isso, o algoritmo foi capaz de identificar com precisão 98.5% das tosses de pessoas que eram portadores da Covid-19.

Além disso, a IA identificou 100% dos assintomáticos.

Futuro do algoritmo

Agora, o grupo de pesquisadores trabalha para tornar esse algoritmo IA em um aplicativo de fácil uso. Contudo, é necessária a aprovação da FDA (órgão americano equivalente à Anvisa).

Com essa aprovação, esse futuro aplicativo pode ser grátis e contribuirá como uma nova forma de diagnóstico da doença, além de receber informações médicas sobre seu estado.

Segundo Brian Subirana, um dos desenvolvedores da IA, a implementação efetiva dessa ferramenta “pode diminuir a propagação da doença se todos fizerem testes antes de ir para escola ou para o trabalho.”

No entanto, como afirmou Subirana, esse algoritmo não foi desenvolvido para diagnosticar pessoas que apresentam os sintomas, ou se esses sintomas são da Covid-19.

Ele informou que o grupo responsável para a pesquisa está trabalhando com uma empresa para desenvolver um aplicativo que ofereça uma consulta à distância com base nesse algoritmo.

Além disso, o grupo está fazendo parcerias com hospitais ao redor do mundo para colectar amostras de tosses mais diversas, que ajudará a fortalecer a precisão da IA.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X