Lockdown na China deve atrasar o lançamento do iPhone 14

Lockdown na China deve atrasar o lançamento do iPhone 14

O lançamento do iPhone 14 pode sofrer um atraso devido ao lockdown na China, com as fabricantes não conseguindo cumprir o prazo.

Os lockdowns na China, sobretudo na região de Xangai, começaram no final de março. O país atualmente realiza o projeto de tolerância zero ao contágio do novo coronavírus.

Embora o governo já tenha aliviado as restrições, o impacto nas cadeias de produção continuam a afetar as empresas chinesas.

De acordo com o Nikkei Asia, a Apple informou aos seus fornecedores para acelerar a produção para recuperar o tempo perdido. Mas, mesmo assim, o pior cenário resultante do lockdown na China pode impactar o calendário de fabricação e a produção da nova linha iPhone 14.

Ainda de acordo com o Nikkei Asia, um executivo da Apple disse a um fornecedor da empresa ser difícil recuperar o tempo perdido. “Mas a Apple e seus fornecedores trabalham contra o relógio para acelerar o desenvolvimento”.

No entanto, segundo o executivo, a ritmo da reabertura em Xangai é “consideravelmente lento”.

Lockdown em Xangai

Anteriormente, a Apple esperava que o processo de fabricação do iPhone 14 ocorreria normalmente, pois a situação do COVID-19 na China estava, aparentemente, sob controle, ou seja, sem lockdown.

Além disso, os fornecedores chineses já se acostumaram a operar sob medidas estritas de prevenção ao coronavírus.

Leia também: iPhone 14 pode ser lançado com processador antigo, diz analista

Contudo, a ordem repentina de medidas de contra a propagação do vírus, seguida por uma sequência de vários casos confirmados no país, bem como lockdowns que duraram meses nas mais importantes fornecedoras da Apple, pegaram a empresa desprevenida.

Assim, no final de abril, a Apple anunciou que o lockdown na China afetou a produção dos modelos atuais do iPhone. Além disso, neste trimestre a Apple pode ter um prejuízo de US$ 8 bilhões devido a essas suspensões.

Lockdown na China afetou processo inicial de fabricação do iPhone 14

A Foxconn e a Pegatron, duas das principais montadoras do iPhone, são responsáveis pelo processo conhecido como NPI (New Product Introduction – Introdução de Novo Produto). Durante esse processo, a Apple e suas fornecedoras elaboram o processo de fabricação para converter os designs mais recentes da empresa em produtos para produção em massa.

lockdown china iPhone
Uma das fábricas da Foxconn responsável pela montagem dos iPhones.

Após o NPI, há uma série de processos de verificações que ocorrem em um cronograma apertado para atender o timing pretendido pela Apple para a produção em massa.

Geralmente, a produção em massa do iPhone acontece no final de agosto. No entanto, as fábricas de montagem do iPhone da Pegatron em Xangai e Kunshan suspenderam suas atividades devido ao lockdown na China. A permissão para o retorno das operações da fábrica em Xangai ocorreu no último dia 16.

Tim Cook em uma fábrica da Foxconn em Xangai.

Início da produção em massa do iPhone 14 deve acontecer em setembro

Atualmente, os quatro modelos do iPhone 14 estão no estágio de EVT (Engineering Validation Test, ou Teste de Validação da Engenharia, em português). Nessa etapa, os fornecedores desenvolvem as partes mecânicas, elaboram o fluxo de fabricação do iPhone e a estrutura de produtos para calcular os custos de fabricação.

Entretanto, o EVT de um dos quatro modelos do iPhone 14 está atrasado em três semanas devido ao lockdown na China, especificamente em Xangai.

lockdown china iPhone

Geralmente, o EVT dos iPhones se encerra, já entrando na etapa de verificação, no final de junho. Assim, há tempo das fabricantes se preparem para iniciar a produção em massa no final de agosto, ou na primeira semana de setembro.

De acordo com uma fonte próxima do assunto, se for possível acelerar o processo de desenvolvimento e chegar ao próximo estágio no final de junho ou início de julho, as fabricantes serão capazes de entrar no processo de produção em massa no início de setembro.

Em contrapartida, Eddie Han, analista da firma Isaiah Research, afirmou ao Nikkei Asia que as restrições que continuaram no lockdown da China apresentam uma ameaça para a retomada da fabricação do iPhone 14.

“O retorno da produção não está progredindo bem. Ainda há muitas restrições em termos de acesso à região metropolitana de Xangai, mesmo se essas fábricas possam operar de maneira híbrida”, afirmou Han.

Para este ano, a Apple prepara o lançamento de quatro novos modelos do iPhone, presumivelmente o iPhone 14, o 14 Pro, o 14 Max e o 14 Pro Max. O iPhone 14 e o modelo Pro terão telas 6,1 polegadas, enquanto o Max e o Pro Max terão telas de 6,7 polegadas.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X