IBM anuncia novo processador para data center três vezes mais poderoso que o antecessor

IBM anuncia novo processador para data center três vezes mais poderoso que o antecessor

A lendária IBM anunciou sua nova arquitetura Power 10, que chega três anos após a Power 9. Essa nova arquitetura oferece uma nova geração de processadores para a família de servidores IBM Power. De acordo com a companhia, graças a nova arquitetura o processador consegue entregar até três vezes mais performance que seu antecessor, além de criptografia 40% mais rápida que o IBM Power 9. O chip é fabricado sob o processo de fabricação EUV de 7n, conduzido pela Samsung, parceira antiga da IBM.

A IBM explica que essa nova geração é fruto de cinco anos de desenvolvimento, e é um marco na história da companhia já que é o primeiro chip de 7nm comercializado pela empresa. O Power 10 é um verdadeiro monstro de 18 bilhões de transistores com um die de 602 mm².

“As nuvens híbridas de nível empresarial requerem uma arquitetura robusta on-premises e off-site que inclui hardware e software co-otimizados”, afirma Stephen Leonard, gerente geral da IBM Cognitive Systems. “Com o Power10, projetamos o processador por excelência para a nuvem híbrida corporativa, oferecendo o desempenho e a segurança que os clientes esperam da IBM. Com o Red Hat OpenShift emergindo como o padrão para nuvem híbrida, o IBM Power 10 traz capacidade baseada em hardware e aprimoramentos de segurança para contêineres para o nível de infraestrutura de TI”, compldta.

Os chips têm até 15 núcleos integrados e cada núcleo oferece suporte a uma forma avançada de multithreading com até oito threads. Os processadores Power10 têm uma velocidade de clock de cerca de 4 GHz e são fornecidos pela IBM com 120 MB de cache L3. A nova arquitetura também oferece suporte ao PCI-Express 5.0 e interface de memória com uma velocidade de até 1 TB/s.

“O IBM Power 10 suportem três vezes mais usuários, três vezes mais cargas de trabalho e três vezes a densidade de contêineres OpenShift para cargas de trabalho de nuvem híbrida do que IBM POWER9. Isso pode impactar vários atributos do data center para gerar maior eficiência e reduzir custos, como espaço e consumo de energia, enquanto permite que os usuários da nuvem híbrida façam mais trabalho em um espaço menor”, destaca a IBM.

Algumas das inovações do IBM Power 10

– O primeiro processador de 7 nm comercializado da IBM, que fornece três vezes mais capacidade e eficiência de energia do que o IBM POWER9, e permite maior desempenho e mais trabalho.

– Suporte para clusters de memória multi-petabytes, com uma nova tecnologia revolucionária chamada Memory Inception, projetada para melhorar a capacidade e economia da nuvem para cargas de trabalho com uso intensivo de memória de ISVs como SAP, SAS Institute e outros, bem como inferência de IA de modelo grande

– Novos recursos de segurança imposta por hardware, incluindo criptografia de memória ponta a ponta, criptografia 40% mais rápida em comparação com o IBM POWER9 para os padrões mais rígidos de hoje e padrões de criptografia futuros, como criptografia pós-Quantum e novos aprimoramentos para a segurança de contêiner OpenShift

– Novos núcleos de IA que suportam inferências de IA mais 20 vezes mais rápido do que o IBM POWER9, para integrar conhecimento de IA em aplicativos de negócios e obter mais insights.

 

“Além disso, para atender às novas dimensões de segurança associadas aos contêineres OpenShift, o IBM POWER10 foi projetado para fornecer novos recursos de isolamento e proteção de contêiner reforçados por hardware. Agora, se um contêiner for comprometido, o usuário não precisará mais colocar toda a máquina virtual (VM) em quarentena, mas pode isolar o contêiner afetado, deixando os outros seguros antes que a intrusão se espalhe, enquanto o trabalho continua”, diz a IBM em nota.

Espera-se que os sistemas que usam o IBM Power 10 estejam disponíveis no segundo semestre de 2021

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X