11 curiosidades sobre a IBM

11 curiosidades sobre a IBM

A IBM (International Business Machine) é uma das empresas mais importantes na história da tecnologia. No entanto, para as gerações atuais, o nome IBM não tem o mesmo peso como Apple, Google, Microsoft e outras.

Pensando nisso, resolvemos elaborar este artigo com 11 curiosidades sobre a IBM. Ao longo dos próximos parágrafos, você verá como a IBM foi pioneira em diversos momentos da história. A “Big Blue”, como é conhecida, atua em setores como hardware, software, serviços de infraestrutura e hospedagem, consultorias, data centers, inteligência artificial e muitos outros.

Leia também
12 curiosidades sobre a Intel
09 curiosidades sobre o Google

Atualmente, a IBM é a empresa com mais patentes de tecnologia registradas. Possui mais de 400 mil colaboradores em 150 países, dentre eles cientistas e engenheiros renomados. E conta com 15 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento ao redor do globo. Ou seja, estamos falando de uma verdadeira titã do universo tecnológico.

01. O primeiro nome não foi IBM

Primeiro nome da IBM

A Big Blue não começou se chamando IBM. Na verdade, o primeiro nome da empresa, dado em 1911 (ano de sua fundação) foi CTR (Computing Tabulating Recording). A companhia surgiu da fusão de três empresas. São elas:

  • Tabulating Machine Company (trabalhava com cartões perfurados);
  • Time Recorde (trabalhava com registradores mecânicos de tempo);
  • Computing Cale (trabalhava com instrumentos de aferição de peso).

Das três, a mais importante era a primeira, fundada por Herman Hollerith. A empresa de Hollerith desenvolveu tecnologias de processamento e armazenamento de dados em cartões perfurados. Essas tecnologias foram a base para as primeiras invenções da IBM.

E se você é um pouco mais velho (acima de 35 anos), com certeza deve se lembrar do termo “holerite”. Trata-se de um documento emitido pelas empresas comprovando o pagamento do salário. Hoje em dia é mais conhecido como “contracheque”. Eu lembro que esse documento era todo perfurado nas laterais. E é daí que vem o seu nome.

02. A IBM não começou como uma empresa de tecnologia

Primeiros produtos da IBM
Esses foram um dos primeiros produtos da IBM

Lembra que no tópico anterior eu falei que a IBM surgiu da fusão de três empresas? Então, no início da sua história a IBM (ou CTR) continuou vendendo os mesmos produtos que as companhias vendiam separadamente.

E isso inclui balanças comerciais, fatiadores de carne e de queijo, cartões perfurados, relógios, dentre outros produtos do tipo. Inclusive, em 1943 a IBM inaugurou na cidade do Rio de Janeiro o relógio da estrada de ferro da Central do Brasil. Essa foi apenas uma das diversas instalações de relógios autorregulados.

03. A primeira filial internacional foi no Brasil

Outra curiosidade interessante sobre a IBM é que a primeira filial internacional foi no Brasil. E isso é bem raro quando o assunto são empresas de tecnologia.

Em 1917 a cidade do Rio de Janeiro recebeu o primeiro escritório da ainda CTR. Na época eles fecharam um contrato com a Diretoria de Estatística Comercial. Os resultados foram tão bons que em 1920 a CTR foi contratada para fazer o censo demográfico. Neste ano chegaram também as primeiras máquinas impressoras.

04. Colaboração com o Governo Nazista

IBM colaborou com o governo nazista

A IBM possui também manchas em sua história centenária. Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa foi acusada de colaborar com o governo nazista ao fornecer tecnologia e equipamentos.

Com as máquinas da IBM o Terceiro Reich agilizou bastante os processos de identificação, controle e transferências de prisioneiros. Os prisioneiros nos campos de concentração nazista tinham um número de identificação tatuado no antebraço. Esse número era referente a um cartão perfurado da IBM, que identificava e mostrava todo o histórico do prisioneiro.

Em sua defesa, a empresa diz que a subsidiária alemã foi capturada pelos nazistas. Devido a isso eles foram obrigados a colaborar com o Terceiro Reich. De qualquer forma, a IBM também contribuiu com os aliados. A companhia desenvolveu novas calculadoras e colocou todas as fábricas à disposição dos exércitos aliados.

05. Pioneira em inteligência artificial

Arthur Lee Samuel
Arthur Lee Samuel foi o pioneiro em machine learning

Inteligência artificial é um termo que está em alta nos últimos anos. Até câmeras de smartphones usam inteligência artificial para melhorar as fotos. Mas a IBM já pesquisa sobre o assunto desde a década de 1950!

Em 1952 o engenheiro Arthur Samuel desenvolveu um programa de computador capaz de jogar damas contra humanos. Até aí tudo bem. Mas este programa aprendia com seus próprios erros. E a cada nova partida ele ficava mais esperto, conseguindo calcular com precisão os próximos movimentos do adversário. A essa técnica o engenheiro deu o nome de machine learning.

Desde então a empresa desenvolve e aprimora tecnologias de machine learning e inteligência artificial.

06. IBM desenvolveu o primeiro disco rígido da história

IBM 350

Não podia vir de outra empresa o feito de desenvolver o primeiro disco rígido da história! Estou falando do IBM 350. Mas tire da sua cabeça a imagem que temos hoje dos HDs. Nada de uma caixinha compacta e leve.

O primeiro HD da história média nada mais nada menos do que 1,50 metro de altura. Pesava impressionantes 795 Kg. E se você somasse com o compressor de ar acoplado à unidade, o peso chegava a quase 1 tonelada!

Em seu interior, o IBM 350 tinha 50 discos magnéticos de 24 polegadas. Eles giravam a 1200 RPM (rotações por minuto). Agora a informação mais impressionante vem agora. O primeiro HD da IBM tinha uma capacidade de armazenamento de 3,75 MB! Hoje é uma piada, mas para a época dava para fazer muita coisa.

O preço desse HD rudimentar também chamava atenção. Em 1957 ele custava US$ 34.500. É óbvio que o uso do dispositivo não era doméstico. Mesmo assim, muitas empresas não tinham dinheiro para adquirir o IBM 350. Por isso elas alugavam o IBM 305 RAMAC, que era o computador completo. O valor do aluguel girava em torno de US$ 3.200 mensais.

Caso queira saber um pouco mais sobre o primeiro HD da história, nós temos um artigo bem completo. Leia abaixo:

Uma lenda do armazenamento: história do IBM 350, o primeiro HD

07. A IBM é a criadora da memória RAM

IBM DRAM
Primeiro chip de memória DRAM

As memórias DRAM, popularmente conhecidas como memória RAM, são importantíssimas até os dias de hoje. E elas surgiram nos laboratórios da IBM. Em 1964, os engenheiros Arnold Farber e Eugene Schlig criaram o que ficou conhecido como “célula farber-schlig”. Essa célula é capaz de armazenar dados nos transistores.

Então, em 1965, Benjamin Augusta desenvolveu um chip de memória de silício de 16 bits. Esse chip de memória tem como base justamente as células farber-schlig. O primeiro módulo de memória RAM tinha 80 transistores, 64 resistores e 4 diodos. Depois que os testes foram bem-sucedidos, a IBM patenteou no ano de 1966 a primeira DRAM.

08. A IBM também é a criadora dos disquetes

IBM disquete
Primeiro disquete criado pela IBM

Discos rígidos, memórias RAM e agora os disquetes. A lista de invenções importantes para o mundo da tecnologia só cresce para o lado da Big Blue. Os primeiros disquetes foram disponibilizados comercialmente em 1971. Eles foram desenvolvidos pelos pesquisadores Alan Shugart e David Noble.

O disquete, que em seus primórdios era chamado de “discos de memória”, surgiu da necessidade de se fazer backups de arquivos e softwares. O disquete criado pela IBM tinha 8 polegadas, era feito de plástico e usava óxido de ferro magnético para guardar as informações.

Em 1976 ele evoluiu para um modelo com 5 polegadas (5¼). Poucos anos depois 9 empresas já estavam fabricando os disquetes. Eles ainda passaram por uma última evolução, chegando ao tamanho de 3½. Os disquetes foram usados até o início dos anos 2000, perdendo popularidade pouco a pouco para os CDs e, posteriormente, para os pendrives.

09. A IBM revolucionou o mercado de computadores pessoais

IBM PC

Há pouco mais de 4 décadas a IBM entrava no segmento de computadores pessoais. É bem verdade que, no começo, a Big Blue desdenhou e negligenciou este mercado embrionário. Foi a oportunidade que empresas como Apple tiveram para crescer.

Ao perceber o mercado ultra lucrativo que tinha deixado de entrar, a IBM reuniu uma equipe de 150 profissionais para trabalhar no que viria a se chamar IBM PC. A companhia usou uma estratégia que deu muito certo. Ao invés de desenvolver tudo do zero, a Big Blue firmou parcerias com outras empresas.

Uma delas foi a Intel, que cedeu o processador 8088, que era bem rápido e potente para a época. Outra empresa que fechou parceria com a IBM para a viabilização do IBM PC foi a Microsoft. Na época, ela tinha o hoje famoso MS-DOS.

O IBM PC vendeu 13 mil unidades em poucos meses. E ao fim de 12 meses o computador pessoal da IBM tinha vendido mais de 136 mil unidades. Caso queira saber mais sobre a história do IBM PC, temos um artigo bem completo sobre ele:

IBM PC: 40 anos do rei dos computadores domésticos

10. Pesquisadores premiados

Frances Allen
Frances Allen, primeira mulher laureada com o Turing Award

A partir da segunda metade do século XX, a IBM passou a investir pesado em pesquisa e desenvolvimento. O resultado é que seus funcionários já ganharam inúmeros prêmios por suas descobertas, dentre eles:

  • 05 Prêmios Nobel;
  • 07 U.S National Medals of Technology;
  • 05 National Medals of Science;
  • 06 Turing Award (Nobel da Computação);
  • Primeira mulher a ganhar o Turing Award (Frances Allen);
  • 11 pesquisadores no National Inventers Hall of Fame.

De fato, a contribuição da IBM para o mundo da física, ciência e computação foi inigualável.

11. IBM venceu o campeão mundial de xadrez

Garry Kasparov contra Deep Blue

Lembra que no tópico 5 eu falei que a IBM foi pioneira em inteligência artificial? Na década de 50 um dos pesquisadores criou um programa para jogar damas contra humanos. Pois bem, em 1997, o supercomputador IBM Deep Blue foi a primeira máquina a vencer de um campeão mundial de xadrez.

Na ocasião, o Deep Blue derrotou o lendário Gary Kasparov. O supercomputador tinha a capacidade de calcular 200 milhões de jogadas por segundo. Por mais complexo e poderoso que seja o nosso cérebro, é impossível igualar com o poder de cálculo do Deep Blue.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X