blank blank

Mais da metade dos computadores vendidos este ano terão SSD

Mais da metade dos computadores vendidos este ano terão SSD

De acordo com as previsões da empresa japonesa Nidec, a oferta de HDs para computadores pessoais este ano será reduzida quase pela metade. Enquanto isso, a taxa de penetração dos SSD em 2019 deve aumentar para 60%. Essa transição natural está acontecendo devido a redução do custo dos chips de memória Flash Nand, e também às novas formas de produção, como o uso de memórias QLC – que tem um impacto na durabilidade das unidades de estado sólido, mas o preço para o consumidor final é mais baixo que modelos com TLC, por exemplo.

De acordo com Digitimes, custo mínimo de unidades de estado sólido de 512 gigabytes com interface PCI-Express caiu para US $ 47 enquanto o custo dos SATA alcançou US $ 45.  Na China os preços dos SSDs NVME de entrada com 512 GB atingiu 400 Yuan (cerca de US $ 57,8). Com esses valores, fabricantes e consumidores ficarão ainda mais propensos a substituir o HD pelo SSD. Para os próximos anos, a Intel prevê que SSDs PCIe serão responsáveis por 90% do mercado de unidades de estado sólido.

SSD

“Isso permite que mais fornecedores e consumidores substituam seus dispositivos de HDD por SSDs”, disse Gary Chen, presidente da Tem Group.  A companhia registrou um aumento de vendas em maio de 27,78% em relação à abril. A Adata, outra marca que aposta em unidades de estado sólido, teve um crescimento ainda mais expressivo. Crescimento de 29,87% em maio. Quando comparado ao mesmo período no ano passado o crescimento foi ainda mais significativo: 40,62%.

A redução do preço das unidades permitirá criar ainda mais valor agregado a determinados produtos, como os consoles. Sony e Microsoft já confirmaram que seus novos consoles terão o SSD como unidade de armazenamento. Essa decisão, por mais que o consumidor não saiba detalhes sobre como funciona o SSD, é importante para uma estratégia de mercado, já que o usuário terá a certeza que o jogo carregará mais rápido do que na geração passada.

Você também deve ler!

Intel lança no Brasil a série de SSDs 660p em modelos com até 2 TB de capacidade

ANÁLISE: SSD HyperX Fury RGB de 480 GB

ANÁLISE: SSD WD Black SN750 de 1 TB

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário