5 coisas que você precisa saber sobre o PlayStation 5

5 coisas que você precisa saber sobre o PlayStation 5

Em maio do ano passado John Kodera, presidente da Sony Interactive Entertainment, declarou que o PS4 já estava na sua fase final de ciclo de mercado, isso significa que seu sucessor está cada vez mais perto de ser revelado. Na geração atual, passamos a nos deparar com um novo conceito da indústria, os consoles de meia geração, versões aprimoradas em termos de hardware. A Sony apostou nesse segmento com o PS4 Pro. Porém o que realmente interessa é o PlayStation 5, há alguns meses se fala sobre o tão aguardado console, e agora a companhia confirmou detalhes interessantes, entre eles: suporte a resolução 8K! Confira abaixo 5 coisas que você precisa saber sobre o novo PlayStation.

Suporte a resolução 8K e Ray Tracing

No embate entre Xbox One X e PS4 Pro é sempre colocado na mesa a questão da resolução, o suporte nativo, no caso o 4K. Nesse quesito a Microsoft se sagrou campeã, entregando um console mais poderoso em termos de hardware que o seu concorrente. Com o PlayStation 5 a Sony promoverá uma grande evolução técnica, garantindo que haverá suporte até para o 8K. Só para contextualizar, nessa resolução, quatro vezes superior ao 4K, estamos falando de absurdos 7680×4320 pixels. TVs com essa resolução começaram a ser vendidas no Brasil recentemente.

Evidente que num primeiro momento há uma completa desconfiança em relação ao suporte a essa resolução no PS5, considerando as complexidades de hardware envolvidas para entregar tal resultado. Em 4K já vimos a dificuldade que foi entregar uma boa experiência, com 8K o sarrafo é bem mais alto, porém a Sony está se amparando no que ela considera uma evolução notável de hardaware que seu próximo console irá oferecer.

Além da tal resolução 8K, a companhia também citou que o console oferece suporte a uma tecnologia que, por enquanto, apenas os gamers de PC – com configurações bem parrudas – podem usufruir: Ray Tracing, ou traçado de raios, que garante reflexos e sombras bem mais realistas, quando comparado a forma tradicional, por rasterização, no entanto, quando ativo, há um forte impacto na performance, por isso um hardware robusto é imprescindível.

Ryzen sob o capô e SSD  para dar um boost no loading

Mais uma vez soluções de hardware da AMD serão aplicadas em um console Sony. A companhia confirmou que o PS5 terá uma CPU Ryzen baseada na microarquitetura Zen 2, baseada no processo de fabricação de 7nm! O que representa um salto absurdo comparado ao PS4 e PS4  Pro que apostaram, na já arcaica, APU Jaguar, com seu processo de fabricação baseado em 28nm.

A GPU, outro fator determinante para que o console possa realmente ser competitivo, em relação a experiência gráfica, também será uma solução da gigante de Sunnyvale. Mark Cerny, chefe do desenvolvimento do vídeo game do PS5, confirmou em entrevista a Wired, que o console terá uma unidade gráfica baseada na microarquitetura Navi. As primeiras placas de vídeo da AMD baseadas nessa microarquitetura devem chegar ao mercado em outubro. 

Vale sempre ressaltar que comparações entre GPUs que estão no mercado com as soluções aplicadas em console devem ser feitas com um certo cuidado, já que no caso dos consoles estamos tratando de uma solução personalizada, um projeto concebido para aquele determinado produto, por isso que a performance pode acabar surpreendendo. Aliado a isso, há o fato de os desenvolvedores, principalmente no caso dos exclusivos, utilizarem um único hardware como base, diferentemente do PC em que o escopo de mercado é mais amplo em termos de opções. É provável que essa solução gráfica do PS5 utilize memórias GDDR6.

O executivo da Sony também confirmou que o PS5 virá com um SSD como unidade de armazenamento. Considerando que o custo dos SSD está caindo de forma assombrosa e os benefícios que ele oferece, sair do HD para o SSD era uma obrigação. Aqueles que já tiveram contato com SSD sabem muito bem como a experiência de uso de um dispositivo é renovada graças a esse componente.

Na entrevista para a Wired, Cerny demonstrou na prática a forma como o SSD irá beneficiar o PS5. Enquanto no PS4 Pro, que utiliza HD, foram necessários 15 segundos para carregar uma nova área do jogo com o kit de desenvolvimento do PS5, utilizando o SSD, foram necessários apenas 0,8 segundos.

Imagem que revela o suposto kit de desenvolvimento do PS5

Finalmente: retrocompatibilidade.

A Microsoft surfou bastante nessa onda da retrocompatibilidade na geração atual, enquanto a Sony teve que por muitas vezes explicar o por quê não oferecia o recurso. Com o PlayStation 5 finalmente estará habilitado. O console suportará os games do PS4. É importante também ressaltar que o console terá uma unidade óptica, isto é, jogos em mídia física ainda serão produzidos. Muito se fala sobre essa transição do físico para o digital em termos de consumo de conteúdo, porém ambas as tecnologias continuarão convivendo por um bom tempo.

Quero saber dos jogos

Bom, como de praxe, os títulos oferecidos em um console, principalmente quando rola alguma forma de exclusividade, são imprescindíveis para o seu sucesso no mercado. A Sony já está trabalhando com os estúdios em títulos para o console. Square Enix, Bethesda e Activision, são os principais estudios envolvidos nessa fase inicial de relação com a nova geração do console da gigante japonesa.

No entanto, o que está realmente chamando a atenção no quesito jogos para o PS5 envolve o GTA VI. De acordo com rumores o novo título de famosa franquia da Rockstar será lançado em 2020 e ficará um mês exclusivo no PS5. Caso se confirme, essa será uma ação de marketing e tanto, uma forma ousada de promover o console, pegando carona numa franquia que tem uma base de fãs enorme.

Preço e data de lançamento

PlayStation 5

 

Essa é a pergunta do milhão: quando será lançado o PlayStation e por quanto? Por enquanto a Sony não confirmou essas informações. O que podemos cravar é que em 2019 não será. A expectativa é que o console chega ao mercado apenas em 2020. Em relação ao preço, com todo esse poder de fogo que o PS5 promete, já podemos esperar que não será barato, porém, utilizando de um drible marqueteiro, Cerny declarou o preço do PlayStation 5 será interessante para os gamers considerando o conjunto avançado de atrações do aparelho.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X