Bill Gates diz que derrota da Microsoft para o Android é seu maior erro

Bill Gates diz que derrota da Microsoft para o Android é seu maior erro

Enquanto no mercado de computadores a Microsoft rivalizou com a Apple no segmento de sistemas operacionais, com passagens históricas, principalmente nos anos 80, com a disputa de egos entre Steve Jobs e Bill Gates, no mercado de smartphones a gigante de Redmond até tentou, mas não emplacou. O Google com Android foi quem tomou esse espaço.

De acordo com o próprio Bill Gates essa derrota foi seu maior erro profissional. O lendário magnata filantropo admite que a posição que o Android ocupa hoje no ecossistema móvel teria que ser preenchido por m sistema da Microsoft.

Conforme já contamos aqui em seu livro “A Empresa na Velocidade do Pensamento” (Business @ the Speed of Thought ), publicado em 1999, Gates valorizava essa transição de um conceito tradicional do PC para um mundo cada vez mais móvel, com dispositivos que permitiriam que as pessoas mantivessem contato à distância e que, além do entretenimento, pudessem fazer negócio. A criação de um forte verdadeiro ecossistema móvel esteve no radar da Microsoft mas a execução fracassou, e o Google venceu todos seus concorrentes.

“O maior erro de todos os tempos foi alguma falha de gestão da minha parte que fez a Microsoft não ser o que o Android é hoje. Ou seja, o Android é a plataforma padrão para celulares que não são da Apple. Era algo natural para a Microsoft conquistar”, declarou Bill Gates em um evento organizado pela Village Global.

Gates também acrescentou que os ativos do Windows e do Office ainda são muito fortes, e que por isso continuam como líderes. Mas ele também lamentou: ‘Se tivéssemos nos posicionado em telefones celulares também seriamos um empresa líder’.

O Android foi adquirido pelo Google em 2005, por US $ 50 milhões. O sistema que foi desenvolvido pela Android Inc, empresa fundada em 2003 por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e por Cris White, detém atualmente 86% de participação de mercado no mercado de telefonia móvel; enquanto o iOS tem 13%. Já o Windows Phone, que teve como sua última tentativa com o Windows 10 Mobile, não chega nem a 1% de participação. A Microsoft já confirmou que o suporte ao sistema será encerrado em dezembro.

Além de Bill Gates, o fracasso da Microsoft no mercado móvel pode ser atribuída a outras personalidades, como o polêmico Steve Ballmer, CEO da Microsoft entre 2008 e 2014, período que a aquisição da Nokia foi realizada.

Lembrando que na época que em 2003, quando o Windows Mobile começou a ser desenvolvido, Gates não era mais o CEO da Microsoft. Ele deixou o posto em 2000. Nesta época ele ocupava a função arquiteto chefe de software. Talvez por isso ele se culpe tanto pelo fracasso da Microsoft no universo móvel.

Confira a declaração de Bill Gates sobre o Android no vídeo abaixo. Começa em 11:45.

 

Você também deve ler!

Antivírus para Android: preciso realmente instalar no meu aparelho?

Você consegue? Restaurante garante pizza grátis para aqueles que deixarem o smartphone guardado

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X