Primeiro trimestre de 2016: Windows fecha com apenas 0,7% de participação no mercado de smartphones

Primeiro trimestre de 2016: Windows fecha com apenas 0,7% de participação no mercado de smartphones

As decisões e postura que a Microsoft vem adotando com a variante do Windows voltada para o mercado mobile a cada nova previsão de mercado demonstram o verdadeiro esquecimento em relação ao sistema e os smartphones que o acompanham. De acordo com um relatório do Gartner, o Windows fechou o primeiro trimestre de 2016 com apenas 0,7% de participação de mercado, esse número é bastante significativo (pelo lado negativo), já que a companhia diz que as vendas de smartphone cresceram 4% neste período, porém, o Windows Mobile, anterior Windows Phone, não consegue tirar vantagem disso.

Além dos problemas ligado a falta de aplicativos, que já cansamos de comentar, a falta de novos aparelhos contribui para esse esquecimento. Ao todo foram vendidos apenas 2,4 milhões de smartphones com Windows durante o primeiro trimestre do ano. Se cometermos uma espécie de “injustiça”, comparando o mercado do Windows Mobile com o Android, que aparece em primeiro lugar, a diferença é simplesmente brutal.

O sistema do Google fechou o primeiro trimestre do ano com 84,1% de mercado, e o total de vendas de smartphones equipados com o sistema fica perto dos 294 milhões de unidades. No entanto, vale sempre apenas frisar que estamos falando de um sistema que está no centro das atenções de público e mídia, e que conta com diversos fabricantes parceiros, que lançam um modelo atrás do outro, deixando o robozinho em evidência, o que não acontece com o Windows. Em terceiro lugar aparece o iOS da Appple com 14,8% de mercado, e um pouco mais de 51 milhões de smartphones vendidos.

Novo “tiro no pé” da Microsoft: atualização segmentada do Windows 10 Mobile

Oficial: marca Nokia retornará ao mercado de smartphones e tablets

Em relaçãos aos fabricantes, a Samsung foi a fabricante que mais vendeu smartphones no primeiro trimestre de 2016: 81,1 milhões, seguido pela Apple (51,6 milhões), Huawei (28,8 milhões), Oppo (16,1 milhões) e Xiaomi (15 milhões).

Durante o resto do ano a participação de mercado do Windows, provavelmente continuará caindo, já que a companhia não planeja lançar nenhum aparelho esse ano. Rumores apontam que as coisas voltaram andar a partir de 2017, quando a companhia colocará no mercado os Surface Phone, pegando carona no case de sucesso que os aparelhos Surface representam atualmente, e deixando de lado os Lumias, que já estão mais do que acabados.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X