Já cansei de comentar no Hardware.com.br sobre a situação do Windows Phone, fiz inclusive um artigo dizendo que o sistema é uma verdadeira terra de ninguém, já que a carência de participação de mercado e aplicativos de peso tornam o sistema uma espécie de pousada com um atendimento precário. Vale frisar que falo isso com conhecimento de causa, já que utilizo o Lumia 1020.
A grande expectativa por parte dos usuários (inclusive a minha) era que com a chegada do Windows 10 Mobile, a grande atualização desde o Windows Phone 8.1, as coisas pudessem melhorar, já que haverá um apoio maior dos desenvolvedores e a chegada de recursos interessantes como o Continuum.
Inicialmente a Microsoft se comprometeu a atualizar todos os smartphones com hardware compatível com o novo sistema, já que o Windows 10 Mobile exige que os dispositivos tenham no mínimo 8 GB de memória interna. Aparelhos com 512 MB de RAM também não podem receber o update.
Segundo a IDC o Windows Phone fechou 2015 com uma quota de mercado de 2,5%
Após tanta enrolação e atrasos finalmente o Windows 10 Molbile foi oficialmente lançado na última quinta-feira, porém de forma completamente segmentada, deixando diversos aparelhos conhecidos como o Lumia 920 fora da lista. A desculpa para essa chuva de aparelhos fora da lista da atualização está ligado ao feedback que a gigante de Redmond obteve dos Insider. Porém, limitar dessa forma a atualização para um produto que não com nenhuma moral com seus usuários não é uma boa escolha, e uma desculpa como essa ainda deixa bem claro o descaso e a incopetência em resolver problemas – que é justamente essa a função do programa Insider.
Smartphones aptos a receber o update para o Windows 10 Mobile:
- Nokia Lumia 1520
- Nokia Lumia 930
- Microsoft 640
- Microsoft Lumia 640 XL
- Nokia Lumia 730
- Nokia Lumia 735
- Nokia Lumia 830
- Microsoft Lumia 532
- Microsoft Lumia 535
- Microsoft Lumia 540
- Nokia Lumia 635 1GB
- Nokia Lumia 636 1GB
- Nokia Lumia 638 1GB
- Microsoft Lumia 430
- Microsoft Lumia 435
- BLU Win HD w510u
- BLU Win HD LTE x150q
- MCJ Madosma Q501.
A companhia AdDuplex divulgou um estudo que mostra que 50% dos Windows Phone não receberam o update para o Windows 10 Mobile, inclusive Para fechar com “chave de latão”, Gabriel Aul,vice-presidente de Engenharia de Software do Windows, afirmou no Twitter que os usuários que estão com aparelhos que não receberão o update podem continuar com a Build 10586, do programa Insider. Isto significa: “ah você não pode atualizar, mas pode continuar com esse gostinho do que o Windows 10 Mobile pode fazer”. Gabriel inclusive disse que não haverá uma segunda etapa de atualização, como era esperado, isto é, os aparelhos que não receberam o update realmente continuarão de fora.
Quota de mercado dos principais Windows Phone, de acordo com a AdDuplex
Confira as previsões da IDC para o mercado de smartphones até o final desta década
Essa decisão é mais uma trapalhada da Microsoft em relação ao modo como administra as coisas com o Windows Phone, já que além de tornar o o sistema uma espécie de seita altamente restrita, acaba agora criando uma divisão enorme entre a sua pequena base de usuários, já que os que estão aptos a receber o Windows 10 Mobile terão novidades importantes e aplicativos oficiais de peso, enquanto os aparelhos ceifados do update ficarão pra trás. Windows Phone já deu o que tinha que dar!
Siga-me no Twitter: @WRPlaza 🙂
Deixe seu comentário