Office 365: OneDrive ganha novos recursos, como proteção contra ransomware e recuperação de arquivos

Office 365: OneDrive ganha novos recursos, como proteção contra ransomware e recuperação de arquivos

Os assinantes do serviço Office 365, tanto no plano Home quanto no Personal, terão novos recursos a disposição, como proteção contra ransomware e até a recuperação de arquivos. Essas possibilidades estavam restritas inicialmente aos usuários do OneDrive for Business. As novidades foram confirmadas no blog oficial do Office.

Proteção e recuperação de arquivos

Começando pela questão da proteção contra ransomware, o malware que criptografa dados e exige um resgate para que o acesso seja restabelecido, ao ser detectado o ataque o usuário da conta é alertado, por e-mail, mensagem de celular ou alguma notificação da area de trabalho. Além da notificação, será marcado o dia e o horário que o ataque aconteceu, para que então o usuário possa por em prática o segundo recurso importante, o Files Restore, “voltando” um dia anterior ao ataque e recuperar os arquivos. Esse sistema de armazenamento de arquivos para um recuperação posterior armazena dados dos últimos 30 dias.

Além do novo recurso restauração de arquivos, a Microsoft adicionou ao OneDrive a opção de proteger por senha os links de compartilhamento para tornar mais seguro o compartilhamento de arquivos ou pastas com conteúdo confidencial. O Outolook.com também será atualizado com a capacidade de criptografar e-mails para assinantes do Office 365 A criptografia de e-mail pode ser aplicado em mensagens individuais ou até em todas as suas contas. 

Liberação dos novos recursos

Essas novas possibilidades do OneDrive chegarão aos assinantes do Office 365 ao longo dos próximos anos, já as novidades do Outlook serão liberadas até o fim de abril.

Para proteger melhor os usuários domésticos e pessoais do Office 365 contra vírus e hackers, a Microsoft integrará também um controle de link avançado no Word, Excel e PowerPoint . Em resumo, a partir do fim do ano, todos os links que podem ser cliados dentro do Word, Excel e PowerPoint serão monitorados em tempo real para determinar se é possível que o site de destino possa instalar malware em seu computador ou se é relacionado a um esquema de phishing. Se o link for suspeito, os usuários serão redirecionados para uma tela de aviso com a sugestão de não acessar o site.


Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X