Publicado beta final do Ubuntu 13.04

Publicado beta final do Ubuntu 13.04

O beta final do Ubuntu 13.04 foi lançado. Entre as alterações, destacam-se:

  • Novas telas para encerrar a sessão:
    Logout
  • Novo menu de sincronização do Ubuntu One
  • Melhorias diversas na velocidade e estabilidade do Unity
  • Novas animações nas janelas
  • Possibilidade de alternar entre apps usando o scroll no lançador

O recurso Smart Scopes, que amplia a capacidade da ferramenta de busca do Unity, foi adiado para o 13.10 por não estar finalizado a tempo. Com isso o controle de privacidade contra os resultados online (incluindo aquela polêmica da Amazon) continua simples: pode ser ativado ou desativado, não personalizado para itens individuais.

O Wubi foi descontinuado. Ele permitia instalar o Ubuntu numa partição ou volume do Windows, com a entrada do sistema colocada diretamente no bootloader do Windows. O problema é que o projeto estava praticamente abandonado: a falta de desenvolvedores interessados deixou com que muitos bugs ficassem pendentes. Ele é incompatível com o Windows 8 e apresenta alguns problemas conhecidos, mas não resolvidos, nas versões anteriores. Era uma forma bastante prática para novatos no mundo Linux testarem o Ubuntu de forma persistente (instalado, não live) sem comprometer os dados no HD. Agora a recomendação é usar o modo live mesmo.

O tempo de suporte será menor a partir desta versão, de 9 meses, encerrando-se em janeiro de 2014. Quem quiser um sistema mantido por mais tempo deverá ficar com as versões LTS. A redução do tempo de suporte para 9 meses nas edições não-LTS se deu como resultado daquela discussão sobre a mudança para um lançamento a cada dois anos, fornecendo mais atualizações. Dessa forma não temos um rolling release mas há uma tentativa de “forçar” o upgrade em menor tempo.

Essa versão oficializa a edição do Ubuntu com GNOME, cujo beta também saiu.

Detalhes:

https://wiki.ubuntu.com/RaringRingtail/TechnicalOverview

Download:

http://releases.ubuntu.com/13.04/

A versão final é esperada para o dia 25 de abril.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X