Variante do Ubuntu com GNOME se torna oficial

Variante do Ubuntu com GNOME se torna oficial

Depois de rumores e do desejo de muitos, finalmente: o Ubuntu ganhará uma versão oficial com o GNOME.

A versão inicial 12.10 mostrou que há demanda para uma distro com o GNOME 3.x “puro”, sem o Unity nem as personalizações da Canonical no ambiente. A primeira versão dada como “oficial” será a 13.04, a ser lançada em abril.

Ubuntu GNOME Remix 12.10

Ela virá com o GNOME 3.6, que é a base usada pela Canonical neste ciclo. O GNOME 3.8 será disponibilizado via repositório PPA gnome3-team.

Apesar de usar muitos componentes do GNOME para formar o Ubuntu, o ambiente de trabalho final é completamente diferente. O Unity substitui o shell do GNOME, muito embora os aplicativos essenciais continuem os mesmos. A aposta da interface própria da Canonical começou há alguns anos, e de lá para cá veio ficando cada vez mais madura. Os conceitos dela serão aplicados também para tablets e telefones, como o lançador de apps no lado esquerdo. A Canonical quer uma mesma base de código que se adapta às diferentes telas e dispositivos.

Além da versão com GNOME uma outra foi oficializada também: o UbuntuKylin, uma versão especializada para chineses. Ela elimina alguns problemas existentes no Ubuntu “tradicional”, suportando melhor os caracteres e aplicativos comuns na China.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X