Ports do Ubuntu para vários tablets e smartphones estão avançando

Ports do Ubuntu para vários tablets e smartphones estão avançando

Mark Shuttleworth comentou que o Ubuntu Touch estará “utilizável” em algumas semanas. O sistema está sendo atualizado a todo instante por meio das compilações diárias, recebendo ajustes, correções e finalizações de recursos. Logo que o preview foi lançado diversas partes do sistema não estavam implementadas, usando um texto fixo de exemplo no lugar. Isso mudará no decorrer dos próximos dias, tanto para tablets como smartphones.

O Ubuntu Touch é a aposta da Canonical para tablets e smartphones. O sistema é o conhecido Ubuntu, a distro Linux tida como mais popular nos desktops. Lá para frente a Canonical fará parcerias com desenvolvedores de hardware, mas por enquanto o objetivo é tornar o sistema utilizável em diversos aparelhos atuais.

Um diferencial do Ubuntu é que ele pode ser usado como desktop, rodando softwares tradicionais para Linux ao ser conectado a um monitor e teclado (softwares compilados para ARM, claro). Isso dependerá das especificações dos dispositivos, já que os mais simples poderão não dar conta.

As interfaces para tablets e smartphones são bem parecidas, aproveitando boa parte da base de código.

Ubuntu para tablets

Há um trabalho de vários voluntários para levar o sistema a diversos aparelhos que já estão no mercado, alguns nem tão novos. Uma lista dos aparelhos e links com as imagens está em:

https://wiki.ubuntu.com/Touch/Devices

Inicialmente o maior objetivo da Canonical é tornar o sistema funcional nos modelos de referência Galaxy Nexus, Nexus 4, 7 e 10. Diversos outros aparelhos estão recebendo o port também, e a participação dos interessados em ajudar é encorajada. Nem tudo funciona ainda, mas há trabalhos de port para o Motorola Xoom, Galaxy Tab 2 10.1, Kindle Fire, Galaxy Note, Galaxy S e diversos outros.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X