Demonstração do WebRTC: chat em vídeo sem plugins entre Firefox e Chrome

O WebRTC está em desenvolvimento há algum tempo, sendo bastante promissor. Os navegadores suportarão nativamente microfones e câmeras, possibilitando comunicação com áudio e vídeo em tempo real sem o uso de plugins. Há alguns anos isso só era possível com plugins e/ou serviços de terceiros, como Java, Flash ou outra tecnologia, geralmente proprietária.

Muitos não botaram fé na proposta, mas aos poucos o WebRTC está tomando forma. Nesta semana foi divulgado um vídeo feito entre um desenvolvedor da Mozilla e um do Google. Com boa conexão o vídeo é transmitido de forma bem suave, sem degradações irritantes nem perda considerável de frames. Confira:

 

Como se vê, a tecnologia é promissora: em breve os sites de conversas em vídeo e áudio poderão funcionar sem depender de plugins ou recursos proprietários, fazendo tudo o que precisam com recursos nativos dos navegadores.

O WebRTC fará parte do padrão da W3C e IETF, sendo adotado por praticamente todos os navegadores do mercado assim que estiver concluído.

Num post da Mozilla há mais detalhes da implementação. A demonstração em vídeo foi feita usando o Chrome 25 Beta e uma compilação recente do Firefox Nightly. Ambos os navegadores usam o codec de áudio Opus e o VP8 para vídeo, usando o ICE para a conexão.

 

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X