WebRTC: Google adicionará comunicação em tempo real (não apenas) ao Chrome

O Google planeja adicionar recursos de comunicação em tempo real ao seu navegador Chrome, de acordo com um anúncio no grupo de desenvolvedores. A tecnologia será baseada no próprio projeto aberto WebRTC, que se originou a partir do Google em 2010, com a aquisição da Global IP Solutions (GIPS), permitindo chamadas por voz e vídeo sem a necessidade de um plugin externo ou de aplicativos de terceiros, como o Skype.

Quem mais está se beneficiando com tudo isso, claro, é o Chrome OS, e especificamente o Gmail, que já oferece chat por voz e vídeo através do navegador, mas usando um plugin proprietário. Contudo, os planos da companhia para o WebRTC são grandes: ela espera que os desenvolvedores web criem aplicações para chat via voz e vídeo usando HTML5 e APIs JavaScript, se baseando na sua tecnologia WebRTC.

É esperado, entretanto, que o Google trabalhe com equipes de navegadores rivais, como o Firefox e o Opera, parceiros do WebM, para integrarem a tecnologia nos mesmos. Com isso, e através da colaboração com grupos como IETF e W3C, o Google espera definir e implementar uma série de padrões para comunicações em tempo real.

Uma postagem no blog do projeto diz que “até agora, comunicações em tempo real necessitavam o uso de tecnologia proprietária de processamento de sinal, que era oferecida através do download de plugins e clientes. Com o WebRTC, estamos abrindo o código de tecnologias de motores de vídeo e voz, a partir de nossa aquisição da GIPS, dando aos desenvolvedores o acesso (…) sob uma licença estilo BSD, livre de royalties.”

Qualquer desenvolvedor que use a tecnologia poderá oferecer ainda uma alternativa aberta ao Skype, de forma completamente multiplataforma, e atingindo uma ampla gama de dispositivos – já que será um aplicativo totalmente baseado na Web.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X