Chrome suportará joysticks, webcams e mais em breve

Na conferência Develop o Google anunciou que está trabalhando no suporte nativo a joysticks no Chrome. Isso deve melhorar ainda mais a experiência do navegador para jogos, uma vez que o gigante quer ter seu navegador e sistema operacional cada vez mais utilizados. No Chrome OS isso daria um grande ‘up’ nos jogos pela web, podendo ser mais um ponto positivo para o sistema, já que, sem rodar programas tradicionais (sejam de Windows ou Linux), ele perde boa parte da atenção.

Conforme o avanço do HTML 5, aceleração gráfica por hardware e melhorias intermináveis nos motores de renderização, jogar no navegador está ficando algo cada vez mais viável. Não estamos falando de joguinhos 2D de plataforma ou coisas simples: é possível fazer muito mais com o HTML 5. Basta lembrar que o Quake II foi portado para HTML 5 há algum tempo.

Claro que os efeitos não são comparáveis a games com DirectX ou OpenGL, e há toda a questão do tamanho – acessar um jogo de vários GB pelo navegador esporadicamente é inviável para quase todo mundo. De qualquer forma dá para fazer muita coisa. Com suporte a joysticks no navegador, poderemos ver uma verdadeira revolução no mundo dos games online. Lembrando que isso não é só no Chrome OS, mas também no Chrome comum para Windows/Mac/Linux – e eventualmente poderá ir para outros navegadores, já que o modelo é aberto.

Além dos joysticks o Chrome suportará também webcam e microfone, além do WebRTC – uma plataforma de comunicação em tempo real para a web, com especificação open source. Tudo isso no navegador, sem plugins. Plug and play.

As novidades poderiam até mesmo permitir o uso da OnLive na web sem plugins, proporcionando uma experiência mais direta. Mas isso dependeria da OnLive. A princípio não há nada do Google, diferente do que foi divulgado inicialmente no TechCrunch e The Verge, replicado por outros sites.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X