O beta restrito do Steam para Linux começou

O beta restrito do Steam para Linux começou

Notícia rápida, mas vale comentar, dado o acompanhamento aqui do site: começou nesta semana o beta do Steam para Linux.

Sem post no blog da Valve dedicado ao Linux, a notícia foi publicada ontem numa outra página específica para o pinguim nos grupos do serviço.

O beta inclui o jogo Team Fortress 2. Todo mundo esperava o Left 4 Dead 2 de graça durante esta fase, título amplamente divulgado durante o desenvolvimento do port, sendo ele praticamente o único com fotos de tela liberadas. Segue o texto do anúncio, algo breve:

A equipe de Linux da Valve tem o prazer de anunciar o lançamento do beta com acesso limitado para seu novo cliente do Steam para Linux. O cliente Steam para Linux Beta suporta o jogo gratuito Team Fortress 2. Cerca de duas dezenas de títulos adicionais no Steam estão disponíveis para jogar no Ubuntu. Adicionalmente, o cliente Steam para Linux Beta inclui o Big Picture, o modo do Steam projetado para uso com uma TV e controle, também atualmente em beta.

Para as últimas notícias e debates, acesse o grupo de discussão Steam for Linux.

A migração da Valve para o Linux trouxe alguns resultados positivos até mesmo para o Windows: com otimizações, a empresa percebeu que o OpenGL ofereceu melhor desempenho do que o Direct3D, isso no próprio Windows. O futuro do Steam para Linux promete bastante, mas é bom observar com cautela até onde vai a coisa. Fora a Valve temos que ver se há grandes produtores de jogos interessados em levar seus títulos para a plataforma. Algo ligado a hardware também está no ar, mas ainda nada tão concreto.

Left 4 Dead 2 rodando no Ubuntu

Diversos jogos foram portados para o Mac desde maio de 2010, que foi quando o Steam estreou na plataforma. Como no Linux também é utilizado OpenGL, a esperança de ver diversos títulos de outras produtoras é grande. Ainda assim a quantidade de jogos no Mac nem se compara à imensa quantidade que está disponível para Windows, é claro, e quanto a isso nada podemos fazer.

No final de outubro a Valve abriu uma pesquisa para convocar possíveis usuários para testar o beta, mas a quantidade dos convidados é bem pequena ainda. Provavelmente daqui algumas semanas chamarão mais. Durante a fase beta diversos bugs serão corrigidos e a empresa terá uma ideia melhor de como o cliente do Steam e os diversos jogos se comportam na nova plataforma. Assim o lançamento final e comercial poderá ocorrer sem problemas.

Infelizmente não fui escolhido para o beta, então sem screenshots ou vídeos 🙁

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X