Valve lança pesquisa para selecionar beta testers do Steam no Linux

Valve lança pesquisa para selecionar beta testers do Steam no Linux

A Valve iniciou uma pesquisa para seleção dos beta testers do Steam no Linux. Os interessados podem responder em:

http://www.valvesoftware.com/linuxsurvey.php

O primeiro jogo disponibilizado deverá ser o Left 4 Dead 2, que serviu de base para todos os testes durante o port inicial. Várias pessoas relatam que outros títulos da Valve chegarão depois ao pinguim, como Portal e Team Fortress 2. Um anúncio formal dos títulos deve ocorrer no Ubuntu Developer Summit, ainda nesta semana (evento que vai de hoje até primeiro de novembro).

As perguntas do teste servem basicamente para coletar detalhes sobre a configuração do computador. Serão apenas mil usuários testando o beta público, então haverá uma seleção mesmo: nem todo mundo conseguirá entrar no programa. O teste privilegiará usuários com conhecimento e experiência em Linux, visto que estes terão maiores chances de enviar feedbacks produtivos.

Left 4 Dead rodando no Ubuntu

O Steam para Linux é algo desejado por muitos entusiastas há tempos: falta um grande empurrão ao sistema nos desktops. A batalha de combater o Windows nos desktops parece perdida, algo que o Linux não conseguirá a curto nem médio prazo. A Canonical tem ambições fortes nesse sentido, mas todo mundo só acreditará vendo: levar o Linux a 5% dos PCs (e mantê-lo nesse nível) é uma tarefa bem duvidosa.

O Steam para Linux, otimizado para Ubuntu no começo, provavelmente ajudará a dar esse passo. Mas as previsões da Canonical são complicadas: falta uma fidelização dos usuários novatos ao sistema. Pelo menos uma coisa poderá ser melhor: a distro que virá com vários computadores é uma distro com grande estabilidade e nome por trás. Não é um “Linux qualquer” feito às pressas com drivers mal configurados, tentativa que já se mostrou fracassada em países como o Brasil com PCs populares, onde muita gente compra para logo em seguida instalar Windows pirata. Dessa vez a situação é outra, mas não deixa de ser uma experiência arriscada.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X