A polêmica patente da Apple sobre o recurso ‘Slide to unlock’

A polêmica patente da Apple sobre o recurso ‘Slide to unlock’

Na terça-feira uma polêmica patente da Apple voltou às manchetes: o recurso “deslize para desbloquear” (slide to unlock), usado para desbloquear a tela do iOS (iPhone, iPod touch e iPad).

A patente concedida foi solicitada há muito tempo: em 2005, bem antes do iPhone original ser lançado. Este é mais um daqueles tipos de patentes “genéricas”. Muitos se perguntam como pode um ato tão simples ser patenteado. Seria realmente uma invenção digna de patente?

A descrição dela no USPTO é bem clara:

Desbloquear um dispositivo fazendo gestos numa imagem de desbloqueio
Um dispositivo com tela de toque pode ser desbloqueado por meio de gestos feitos na tela. O dispositivo é desbloqueado se o contato com a tela corresponder a um gesto predefinido para desbloquear o dispositivo…

Imagem representando o recurso 'slide to unlock', propriedade da Apple

Esta patente preocupa um pouco mais o Android, já que praticamente todo dispositivo com Android usa um método muito parecido – por mais que existam opções alternativas de desbloqueio.

Se a Apple decidir pegar pesado até mesmo o Windows 8 poderia entrar na guerra, já que o desbloqueio da tela dele corresponde à descrição da patente: mover uma imagem por uma direção predefinida…

Vamos ver no que vai dar, já que não há muito o que fazer como meros usuários/clientes. Cada vez mais o custo do Android vai subindo. Se bem que para a Apple não basta ganhar dinheiro em cima dos outros como a Microsoft, ela quer mesmo é acabar com o sistema concorrente a todo custo.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X