Removendo o slide to unlock no Froyo

Removendo o slide to unlock no Froyo

O slide to unlock foi criado para oferecer um sistema prático de desbloqueio em celulares touch, substituindo as combinações de teclas usadas até então. Ele cumpre bem o propósito de evitar ativações acidentais e é moderadamente prático de usar. Apesar disso, ele é um recurso que desagrada a muitos, já que retarda em uns dois ou três segundos o uso (faça as contas de quantas horas você perderá ao longo da sua vida destravando o telefone…) e é completamente desnecessário em muitos aparelhos, onde o botão On/Off é discreto o suficiente para não ser pressionado acidentalmente.

Até o Android 2.1, eliminar o slide to unclock era bastante simples e pode ser feito através de diversas brechas no sistema, o que fez com que surgissem inúmeros aplicativos que desativam a opção, mas a partir do Froyo elas foram quase todas tapadas, o que fez com que os aplicativos existentes deixassem de funcionar e a criação de substitutos se tornasse bem mais complicada.

Apesar disso, as opções logo começaram a surgir. Os dois melhores atualmente são o No Lock e o Lock Screen Switch, ambos gratuitos e que podem ser instalados através do Market.

As versões atuais do No Lock funcionam no Froyo e funcionam bem na maioria dos casos, mas ele tem problemas em alguns aparelhos (lags, ativação espontânea da tela, etc.) e ele faz com que o aparelho possa ser acordado também usando as teclas de volume, o que aumenta muito o número de ativações acidentais.

O Lock Screen Switch por outro lado é um pequeno widget que cumpre muito bem o que promete, funcionando de maneira transparente. Uma vez instalado, adicione o widget em um dos painéis e desative a função. Ele fica residente como um ícone na barra de notificações, o que afrouxa as restrições do sistema em relação à desativação do lock e evita que o gerenciamento de processos do sistema o feche depois de algum tempo, como acontece em outros aplicativos similares.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X