Apple lança preview do Mac OS X Lion para desenvolvedores cadastrados

Apple lança preview do Mac OS X Lion para desenvolvedores cadastrados

A Apple lançou o Developer Preview do Mac OS X Lion, versão 10.7 do seu sistema. O DP é voltado aos desenvolvedores cadastrados no programa de desenvolvimento da plataforma, que custa $99 por ano. Aos poucos mais detalhes do sistema vão sendo divulgados pelos sites com dicas de Mac, já que agora muitos tem acesso a uma versão oficial.

Como anunciado no ano passado no evento Back to the Mac, muitas das novidades são referentes à interface gráfica, com recursos inspirados no funcionamento do iOS do iPhone e iPad.

O Mission Control é um dos destaques, unindo Exposé, Dashboard e Spaces. Por meio dele é possível ver rapidamente tudo o que está aberto no Mac.

mission control

O Launchpad, lista de aplicativos, agora usa ícones similares aos das apps no iOS. É possível criar grupos arrastando os ícones sobre os outros. A Mac App Store é integrada ao sistema e já instalará os ícones das apps compradas ali.

Aproveitando o sucesso das apps no iPad, agora as apps no Mac podem rodar em tela cheia usando recursos nativos do sistema. O espaço de trabalho é bem aproveitado, e para aplicações de mídia ou edição de documentos o resultado é interessante.

O Mail vem com tela mais larga, aproveitando melhor o espaço em telas widescreen, e conversas agrupadas, similar ao Gmail. Ele lembra a versão para iPad.

Mail

Resume é um recurso que promete “congelar” o estado de um programa, permitindo que ele seja aberto exatamente como estava quando o computador for ligado novamente.

Várias apps nativas terão recurso para salvar automaticamente o arquivo em uso, evitando perdas. Falando nisso, um sistema de versões estará ativo, salvando versões diferentes dos documentos modificados, permitindo recuperá-las depois. O FileVault foi redesenhado, ficando mais fácil de usar. Ele permite criptografar todo o conteúdo do disco e também apagar rapidamente dados de forma segura. O sistema vem preparado para gestos multitoque, permitindo redimensionar imagens ou páginas da web, acessar o Mission Control, etc. Há ainda outras melhorias e também uma versão de servidor.

O press release está apenas em texto. O Ars Technica tem algumas imagens e comenta alguns outros recursos do novo Mac, além do AppleInsider. A versão final deve ser lançada no terceiro trimestre.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X