Mac App Store chega com a atualização 10.6.6 do OS X

Mac App Store chega com a atualização 10.6.6 do OS X

Conforme anunciado, a Mac App Store foi aberta hoje: ela permite instalar programas para o Mac OS X num clique, destacando tanto programas gratuitos como pagos.

O sistema lembra bem as centrais de aplicativos comuns nas distros Linux, algo como uma evolução dos Ícones Mágicos do Kurumin ou da Central de Programas do Ubuntu, oferecendo uma espécie de “gerenciamento de pacotes com interface gráfica”.

Além de programas já consagrados a Mac App Store possibilitará ampla divulgação de novos softwares, já que pode ser um bom incentivo para os desenvolvedores – repetindo o esquema aplicado no iPhone e iPad. A comissão da Apple é gordinha, 30%, mas mesmo assim é interessante e pode ser um negócio muito lucrativo. Na abertura a loja conta com cerca de 1000 aplicativos, número que deve aumentar em breve – há de se considerar que uma boa quantidade de apps podem ser rejeitadas, visto o que ocorre no iPhone.

Com um clique as apps vão da loja pro Dock, e ainda poderão ser atualizadas automaticamente. O recurso é um dos destaques do Mac OS X Lion, a próxima versão do sistema da Maçã, mas foi liberado no Snow Leopard.

A loja virtual foi aberta em 90 países, incluindo o Brasil. Para instalá-la basta pegar a versão 10.6.6 do Mac, fazendo a atualização pelo menu da maçã > Atualização de Software.

Tem uns sites por aí falando que a atualização tem quase 1 GB, mas na verdade não é tão grande assim – é claro que se o sistema não estiver atualizado, para atualizar para o 10.6.6 será necessário baixar todas as outras atualizações na forma do pacote “completo”, que pode sim ser grande. Do 10.6.5 atualizei para esta rapidamente. O menu “Software do Mac OS X” que levava para um site comum com descrições dos programas é trocado pelo da App Store.

Os programas adquiridos ficam na conta do usuário, podendo ser baixados facilmente em outros Macs depois. Veja mais detalhes em:

http://www.apple.com/br/mac/app-store/

A atualização 10.6.6 ainda traz outras correções, como de costume. Mais detalhes aqui.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X