Google: o Chrome OS poderá substituir 60% dos PCs corporativos com Windows

Google: o Chrome OS poderá substituir 60% dos PCs corporativos com Windows

Linus Upson, vice-presidente de engenharia responsável pelo Chrome OS, recentemente fez alguns comentários interessantes sobre o futuro sistema operacional de sua companhia. O Google aparentemente fez alguma pesquisa e descobriu que 60% dos PCs com Windows usados no mundo corporativo são usados exclusivamente para tarefas que podem ser feitas em um navegador apenas. É justamente nessa ferida que a empresa quer colocar o dedo.

Ou seja: Upson afirma que 60% dos computadores corporativos podem imediatamente substituir o Windows pelo Chrome OS, segundo entrevista ao New York Times. Ele ainda espera que vai tirar uma enorme carga de trabalho dos administradores de rede, já que as atualizações são feitas diretamente via Web. Entretanto, uma vasta maioria das empresas continuarão usando os produtos Microsoft office, e não podem imaginar ver tudo isso passando para software baseado em Web, ou pensar em hospedar documentos online, pelo menos por enquanto. Isso significa que a adoção será progressiva.

Os departamentos de TI corporativos não vão pular imediatamente para o barco do Chrome OS, porque estes tendem a fazer as coisas de maneira mais devagar, afirma o VP. Upson acredita que os administradores de rede, justamente por não terem mais o trabalho de atualização dos sistemas, optarão pelo Windows se seus empregos estiverem em jogo, enquanto CFOs e CEOS estarão ansiosos pelo Chrome OS, já que isso simplifica as operações em TI.

O Google planeja lançar o Chrome OS em netbooks no primeiro semestre de 2011. Como parte do lançamento ao mercado consumidor, Acer e HP oferecerão vários modelos com o sistema, mas nenhum deles voltados ao ambiente corporativo. Um netbook com a marca Chrome OS, que ainda é apenas um rumor, será lançado para “amigos e familiares” em dezembro. Vale lembrar ainda que o Google recentemente diferenciou seus sistemas alegando que o Android é para toques, e o Chrome OS é para teclados.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X