Parceria da Yahoo com Microsoft começa a ser aplicada na prática

A Yahoo está perto de fechar seu motor de pesquisas, incluindo o SearckMonkey. A famigerada parceria entre a empresa e a Microsoft começa a aparecer de forma prática a partir de agora.

No blog da Yahoo Shashi Seth, vice-presidente sênior dos produtos de busca da companhia, divulgou alguns detalhes das mudanças que estão por vir.

As APIs e os serviços web ligados às buscas sofrerão grandes alterações, já que toda a estrutura técnica do Yahoo será trocada pela da Microsoft.

O SearchMonkey será fechado em 1 de outubro, incluindo suas galerias e ferramentas. Ele permitia que os desenvolvedores criassem mecanismos de pesquisa personalizados usando a estrutura do Yahoo, funcionando como um serviço via web.

O BOSS (Build your Own Search Service) não será fechado completamente, mas a má notícia é que deixará de ser gratuito assim que passar a usar as ferramentas da MS. É provável que ele tenha um modelo de negócios diferente, compartilhando ganhos de publicidade com os parceiros, mas o uso não será “free”.

Falando em publicidade, a partir desta semana os grupos passam a migrar as contas de publicidade da rede do Yahoo para o AdCenter, da Microsoft. Resta saber como ficarão os programas de afiliados que usam a rede do Yahoo. Ao falar em publicidade online muitos só pensam no Google (com a dupla AdSense/AdWords, para editores e anunciantes, respectivamente), mas não é o único. A Microsoft tem o sistema dela, que é mais fechado, e o Yahoo também tem o seu. Os anunciantes podem aparecer tanto nas buscas do Yahoo como na rede de conteúdo, que é formada por parceiros. O Yahoo não tem um concorrente do “AdSense” direto no Brasil, mas tem vários por meio de empresas terceirizadas (como ClickAfiliados e Afiliads, para citar só dois exemplos, estes que fazem a ponte com os sites em geral).

A partir dessa semana também o back-end das buscas orgânicas passa a ser aplicado nos EUA e Canadá. Até 2012 o grupo pretende aplicar isso no mundo todo – provavelmente exceto no Japão, onde a parceria não vale (pelo menos por enquanto, né). Um indicador ‘Powered by Bing’ aparecerá nas páginas de resultados das buscas quando o motor for o da MS.

Pessoalmente vejo essa união mais como uma perda. O Bing é bom nos EUA, otimizado para sites em inglês, a MS não parece ter feito um bom trabalho para outros idiomas. Talvez isso mude com o tempo, talvez não. Se não mudar o mercado apenas perde um buscador, que era o segundo mais usado. Os resultados do Bing normalmente são menos relevantes do que os do maior concorrente – o Google. Os do Yahoo normalmente eram razoáveis, além das ferramentas interessantes que o Yahoo tinha para desenvolvedores. Com a parceria tudo isso foi jogado fora. É provável que parte das tecnologias da Yahoo sejam absorvidas pela Microsoft, mas não há garantias. Pelo menos aparentemente o mundo mais perdeu do que ganhou com a união. Tudo vai depender da relação das empresas com os mercados locais, parceiros e anunciantes.

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