Nada de Bing: Yahoo do Japão faz parceria com Google

Todo mundo sabe da novela onde as protagonistas foram Microsoft e Yahoo em 2008: ela queria manter o Yahoo em seus braços, não quiseram, depois mudaram de idéia… E acabou que não se casaram mas se juntaram.

No meio disso tudo, em multinacionais é comum que não exista um único dono. Com a Yahoo não é diferente. Então decisões podem variar muito de um local para outro. O pessoal do Japão fez parceria com a Google, mesmo que a Yahoo Inc continue com a Microsoft.

Com participação de 40%, a Softbank (empresa de telefonia e internet) “é mais dona” da Yahoo do Japão do que a própria Yahoo Inc, que tem 35%. E o chairman (presidente) é Masayoshi Son, presidente e diretor executivo da Softbank.

O Yahoo é o buscador mais popular no Japão, tendo pouco mais de 50% de participação nas buscas, enquanto o Google fica com uns 30% – e a Microsoft apenas 3% (valores aproximados). Com o acordo o buscador do Yahoo passa a usar o motor do Google. Juntos dominam então o mercado de buscas na web por lá. O acordo também funciona para publicidade, deixando a MS bem pra fora.

O lado bom para os japoneses é que o Google (assim como o Yahoo lá) oferece bons resultados em japonês, diferente da Microsoft. O Bing foi feito pensando no público dos EUA, não é otimizado para atender outros idiomas e locais e com isso sai perdendo. É uma falha ou até mesmo opção da Microsoft.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X