Microsoft e Yahoo formam parceria em buscas e publicidade

Desde que a fusão da Microsoft com o Yahoo foi para o espaço, vem sendo considerado uma parceria entre as duas como uma alternativa. Carl Icahn bem que havia tentado desde o ano passado empurrar este acordo, mas agora, segundo o Reuters e New York Times, uma parceria foi finalmente anunciada.

O acordo é o seguinte: a Microsoft não pagaria taxa inicial ao Yahoo, e o foco seria no compartilhamento de receita entre as duas. Assim, o motor de pesquisas ‘Bing’, da Microsoft, seria incorporado às buscas do Yahoo, substituindo o atual motor da empresa, e ao mesmo passo, o Yahoo gerenciaria as publicidades de vendas, usando tecnologia da Microsoft. O contrato entre as duas será de 10 anos, e dá também à Microsoft a licença de algumas tecnologias de busca do Yahoo, enquanto esta receberá, inicialmente, 88% dos lucros provenientes de anúncios gerados pelas pesquisas em seu próprio site.

O Bing está, embora timidamente, crescendo um pouquinho a cada mês, e este acordo poderia representar um trunfo ainda maior à MS: de acordo com a ComScore, o Bing possui fatia de 8,4% de uso global, enquanto o Yahoo 19,6%, e o Google, 65%. Se o Yahoo realmente usar o Bing como motor, as duas juntas teriam aproximadamente 28%. Steve Ballmer, no anúncio oficial da Microsoft, afirmou que “através deste acordo com o Yahoo, a Microsoft desenvolverá uma ferramenta de busca inovadora, mais valiosa para os anunciantes, e uma opção real de consumo para os internautas em um mercado dominado por apenas uma empresa”.

Entretanto, órgãos reguladores nos Estados Unidos e na Europa poderiam jogar um balde de água fria nessa ideia. O analista Clin Gillis, da Brigantine Advisors, disse à Reuters que os órgãos federais podem limitar “a capacidade das empresas como o Yahoo de coletar dados a partir das pesquisas dos usuários, e compartilhá-los com os parceiros”, e isso seria uma “grande vantagem da parceria”.

Fontes:

http://www.nytimes.com/2009/07/30/technology/companies/30soft.html?_r=1&hp

http://techreport.com/discussions.x/17308

http://www.reuters.com/article/newsOne/idUSTRE56R6VY20090729

Anúncio oficial:

http://www.microsoft.com/Presspass/press/2009/jul09/07-29release.mspx

Vídeo do anúncio:

mms://msstudios.wmod.llnwd.net/a2294/o21/presspass/1001582_SteveB_Announcement_Website_Bite_MBR.wmv

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X