Microsoft quer desfazer parceria entre Google e Yahoo no Japão

O Yahoo do Japão fez parceria com o Google, onde os grupos juntos passam a deter quase a totalidade de mercado de buscas online. A Microsoft não gostou e tenta fazer com que o governo japonês reveja a situação.

Como se sabe, a MS tem parceria com o Yahoo em alguns países, mas o acordo não vale no Yahoo do Japão que é mais independente – afinal a Yahoo Inc tem menos participação na empresa lá, sendo uma empresa local – a Softbank – a majoritária. A parceria da MS com o Yahoo (nos EUA) não foi tão mal vista porque as duas juntas não são tão grandes a ponto de dominarem o mercado totalmente, já que há o Google concorrendo – especialmente nos EUA, onde o serviço do Bing é melhor do que no resto do mundo. Só que no Japão é diferente. Google e Yahoo passam a deter cerca de 98% do mercado de buscas (segundo estimativas da MS), sem ter um concorrente à altura. Isso é um problema grave para o mercado, já que a falta de concorrentes permite que a empresa faça as coisas como quiser, prejudicando os consumidores finais.

Pelo governo japonês a situação não é irregular, visto que as empresas continuarão com seus serviços em parte independentes, não se trata de uma fusão. A Microsoft tentará mudar a cabeça deles para desfazer a parceria, vamos ver no que dá. Ela se irritou, mas fornecer um Bing melhor por lá não parece estar nos planos.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X