A Valve confirmou os boatos que estavam circulando entre fãs de Mac: o Steam e seus jogos estarão disponíveis para Mac OS X. Ela passará a tratar o Mac da mesma forma como trata Windows e o Xbox 360, com lançamentos simultâneos dos próximos jogos para as três plataformas.
A versão para Mac do Source (motor comum usado por vários jogos da Valve) usa o OpenGL. A empresa estudou por um tempo uma forma de fazer os jogos rodarem nativamente, sem emulação. Tal feito foi possível com a inclusão do Webkit no Steam (para o navegador embutido) e do aproveitamento do OpenGL no Source. O navegador embutido no Steam para Windows tradicionalmente era o IE (acessado via ActiveX).
Segundo o anúncio, a partir de abril jogos como Left 4 Dead 2, Team Fortress 2, Counter-Strike, Portal e os da série Half-Life estarão disponíveis para Mac. Portal 2 será o primeiro jogo dela com lançamento simultâneo para Windows e Mac. As informações dos jogos, como conquistas e avanços/salvamentos ficam na conta do Steam, sendo acessíveis tanto pelo Windows como pelo Mac. No futuro os dois mundos serão unidos, onde lobbies e servidores enxergarão tanto os jogadores em Windows como em Mac.
Para outros desenvolvedores que distribuem jogos via Steam a notícia pode servir como uma oportunidade de expansão de mercado, visto que o Mac tem uma carência enorme de jogos populares. Claro que terão um bom trabalho para portar dependendo de como os jogos são feitos, mas pelo menos a plataforma de distribuição mais famosa está lá.
Anúncio:
https://store.steampowered.com/news/3569/
Via Gizmodo e ArsTechnica