Nesta segunda-feira (29) o WhatsApp lançou uma nova função: compras de supermercado direto do aplicativo. Exatamente, agora será possível comprar diversos produtos diretamente pelo mensageiro. O novo recurso é fruto de uma parceria da Meta com a JioMart. No entanto, a novidade só está disponível na Índia neste primeiro momento.
Leia também
WhatsApp Business: o que é e o que oferece em relação ao WhatsApp normal
Aprenda a usar as etiquetas do WhatsApp Business
Como funciona a novidade?
Com essa parceria, a Meta começa a transformar o WhatsApp em uma plataforma multifunção. Hoje em dia, no Brasil, toda empresa que se preze oferece atendimento pelo WhatsApp. Inclusive o WhatsApp Business permite a criação de um catálogo de produtos, com descrição e preços. Mas a parceria da Meta com a JioMart eleva isso a um outro patamar.
Será possível comprar alimentos, bebidas, produtos de limpeza, livros e outros produtos direto do WhatsApp. Para tanto, basta mandar a palavra “Hi” para o número oficial do JioMart. Daí é só seguir os passos que aparecem na conversa para iniciar o processo de compra. O usuário também pode escolher se vai direto para as ofertas do dia ou se quer navegar pelas categorias de produtos.
De acordo com as capturas de tela mostradas pela Meta, todo o processo é muito intuitivo e simples. A interface mostra os produtos tanto por categorias quanto por listas. E a tela inicial do catálogo já mostra as promoções do dia logo de cara.
Depois de navegar e adicionar os produtos no carrinho, o pagamento é feito também dentro do WhatsApp. Ou seja, o usuário não precisa sair do mensageiro em nenhum momento do processo. Depois é só aguardar a entrega dos produtos no endereço indicado.
Expansão de funções no WhatsApp
Aos poucos, o WhatsApp vai expandindo as funções que já existem dentro do aplicativo. Como já informamos nos parágrafos anteriores, o WhatsApp Business já tinha a função de catálogo de produtos. Mas, em 2020, os desenvolvedores implementaram a função de carrinho de compras dentro do aplicativo. E agora, com o anúncio desta segunda-feira (29), ficou ainda mais fácil fazer compras pelo WhatsApp.
Antes da parceria com a JioMart, o consumidor conseguia ver o catálogo de produtos e adicionar no carrinho de compras. Mas o pagamento era feito fora do WhatsApp, bem como a indicação do endereço de entrega. Com a novidade, o processo de compra dentro do WhatsApp fica completo. E isso sem envolver nenhum vendedor.
Infelizmente, no momento, apenas os usuários da Índia conseguem comprar produtos de supermercado pelo WhatsApp. Não há nenhuma previsão de lançamento no Brasil ou em outros países.
Fonte: Meta (Newsroom)