Novo recurso do Google Play permitirá que crianças solicitem compras aos pais no Android

Na última terça-feira (20), o Google lançou uma nova ferramenta do Google Play criada para grupos familiares. Trata-se do “pedido de compra”. A função permite que crianças com menos de 13 anos peçam a aprovação para uma compra. Pode ser um jogo, itens dentro de jogos mobile ou qualquer outro tipo de aplicativo. O pedido é feito diretamente ao gerente do grupo. Normalmente, esse gerente é o pai ou a mãe.

Eu não tenho filhos, mas já ouvi algumas histórias de crianças que gastaram uma boa grana no cartão de crédito dos pais comprando gemas, ouro e outros itens em jogos mobile. E o pior é que é muito difícil de recorrer desse tipo de compra. É praticamente impossível. Com a novidade, os pais podem se precaver contra esse tipo de gasto desnecessário.

Leia também
Google Play Games está disponível no Brasil e traz jogos do Android para o PC
Coreia do Sul está investigando a Google Play Store e Apple App Store

Novidade chega para suprir uma lacuna

184174.jpg?fm=pjpg&ixlib=php 3.3

Para os usuários de celulares Android que fazem parte de um grupo familiar, é possível há algum tempo utilizar o Google Play para compartilhar um método de pagamento com todos os membros do grupo.

As crianças também podem usar o método de pagamento compartilhado. Porém, as suas compras precisam ser aprovadas pelo responsável familiar antes de serem debitadas.

A nova ferramenta do Google Play foi criada para grupos familiares que não possuem esse método de pagamento compartilhado ativo. Neste cenário, mesmo sem um cartão de crédito ou débito registrado e compartilhado, uma criança cadastrada no grupo poderá solicitar ao gerente da família para realizar uma compra.

Como funciona o pedido de compra?

google play 700x354 1.webp?fm=pjpg&ixlib=php 3.3

Na prática, a ferramenta “Pedido de compra” do Google Play funcionará da seguinte forma: quando a criança se interessar por um jogo ou aplicativo da loja, ela verá em seu dispositivo a opção de solicitar aos pais que realizem a compra. Assim, ela pode enviar o pedido, que será recebido instantaneamente pelo celular do responsável, seja ele o pai ou a mãe.

Pode acontecer do pai ou da mãe estarem ocupados e não verem a solicitação na hora. Se isso acontecer, não tem problema, pois não é preciso responder à solicitação imediatamente. O gerente do grupo familiar pode verificar o pedido de compra mais tarde, na fila de pedidos de aprovação.

Se o adulto decidir realizar a compra, ele pode usar qualquer um dos seus métodos de pagamento pessoais já cadastrados. Isso inclui até mesmo cartões-presente do Google Play.

Depois de realizar a compra, caso queira, o gerente da família pode verificar a operação em seu histórico de compras. Todas as transações oriundas dessas solicitações também são registradas na lista.

Google Play brasileira facilita controle dos pais

20190204091000.jpg?fit=scale&fm=pjpg&h=488&ixlib=php 3.3

Desde o ano passado, o Google Play, pelo menos no Brasil, possui uma seção dedicada a crianças. Essa seção inclui jogos e apps que foram aprovados por professores. A área específica para crianças é dividida por filtros de idade. A plataforma apresenta opções para crianças de até cinco anos, dos seis aos oito anos e dos nove aos doze anos.

A intenção aqui é facilitar a escolha de conteúdo adequado para os filhos. Assim, a loja de apps do Android só irá apresentar opções saudáveis e educativas de jogos e desenhos. Mas, sabemos que é uma utopia controlar tudo o que as crianças consomem em seus celulares.

Pensando nisso, o Google desenvolveu também a função “Controle dos pais”. A ferramenta permite que os pais limitem o acesso de seus filhos a determinados conteúdos, sejam eles jogos, filmes ou livros. Os responsáveis podem restringir downloads ou compras na loja com base na classificação etária do jogo ou aplicativo.

Fontes: Android Police e Google

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!