Nesta terça-feira (28), além de anunciar o smartphone Xiaomi 12, a gigante chinesa também lançou a nova versão de sua interface personalizada. Estamos falando da MIUI 13. Conforme adiantamos nesta matéria, a MIUI 13 focou em trazer mais desempenho e fluidez ao sistema e melhorar alguns problemas de segurança. Os celulares e tablets compatíveis vão começar a receber a atualização a partir do começo de 2022.
A principal vantagem desta nova interface é justamente a maior fluidez do sistema. Segundo a empresa, a fluidez aumentou em 52%. E isso impacta diretamente no desempenho do dispositivo. Em anúncio oficial, eles disseram: “Aprimorando ainda mais seus algoritmos focados em desenvolvimento próprio, memória atomizada e armazenamento líquido, o novo sistema se concentra na otimização de recursos de computação para aplicativos principais durante o uso intenso”.
Outro ponto que recebeu bastante atenção na MIUI 13 foi a segurança. Os desenvolvedores criaram um processo de verificação em 3 etapas. Ele usa o reconhecimento facial com auxílio da estrutura corporal para evitar as fraudes no processo de autenticação. Além disso, a MIUI 13 ainda inclui proteção contra fraudes eletrônicas. Dessa forma, eles esperam diminuir quase que por total os casos de fraudes nas contas dos usuários.
Além disso, a MIUI 13 trouxe outras novidades menores. Por exemplo, a versão beta do aplicativo Mi Smart Hub chegou. Esta é uma plataforma para conectar o seu smartphone Xiaomi com outros dispositivos da marca, como relógios inteligentes, smartbands e dispositivos para casas inteligentes. Foi liberada também a MIUI 13 Pad, uma versão otimizada para os tablets.
Lista de celulares e tablets compatíveis
Aproveitando a ocasião, a Xiaomi também divulgou uma lista oficial com todos os aparelhos que serão atualizados com a MIUI 13. Para nós, aqui no Brasil, o que importa são as versões globais. Para elas, a Xiaomi disse que a nova interface será liberada no primeiro trimestre de 2022. Vamos então à lista de dispositivos compatíveis:
- Mi 11, Mi 11 Ultra, Mi 11i, Mi 11X Pro e Mi 11X;
- Xiaomi 11 Lite 5G NE, Xiaomi 11 Lite NE, Mi 11 Lite 5G e Mi 11 Lite;
- Xiaomi 11T Pro e Xiaomi 11T;
- Redmi 10, Redmi 10 Prime e Redmi Note 8 (2021);
- Redmi Note 10 Pro, Redmi Note 10 Pro Max, Redmi Note 10 e Redmi Note 10 JE;
- Xiaomi Pad 5.
Evento recheado de novidades
Além da MIUI 13, nesta terça-feira (28) a Xiaomi anunciou várias novidades. Dentre elas os seus novos smartphones top de linha. Eles vêm em três variantes: Xiaomi 12, Xiaomi 12 Pro e Xiaomi 12X.
O mais poderoso dos 3 é o Xiaomi 12 Pro, que traz o processador Snapdragon 8 Gen 1, 8 ou 12 GB de RAM e até 256 GB de armazenamento interno. O conjunto fotográfico é composto por 3 câmeras de 50 megapixels. E o mais barato dos 3 é o Xiaomi 12X, que usa o processador Snapdragon 870 e tem uma tela menor.
Além disso, a gigante chinesa anunciou os novos fones de ouvido Xiaomi Buds 3 e um novo smartwatch, o Xiaomi Watch S1.
Fonte: Xiaomi