O Meta Verified é o novo selo de verificação que pode ser comprado tanto para o Instagram quanto para o Facebook através de uma assinatura mensal e que garante alguns benefícios para os seus assinantes.
Essa opção já está disponível aqui no Brasil e hoje vamos explicar com mais detalhes o que é o Meta Verified, quais são essas vantagens, o preço e, claro, como conseguir esse selo de verificação em ambas as plataformas.
Leia também:
Nova lei do Canadá obriga Meta a interromper veiculação de notícias no Facebook e Instagram
Meta Verified: selo de verificado já pode ser comprado no Brasil; confira os preços
Quais as vantagens do Meta Verified?
De acordo com a própria empresa, o objetivo do Meta Verified é estabelecer a presença nas redes sociais, sendo elas ou o Instagram ou o Facebook. Para isso eles oferecem 4 vantagens básicas para os assinantes.
- Selo de verificação: ao assinar o Meta Verified, a primeira vantagem é que a conta ganha um selo de verificação, que confirma para todos que é uma conta verdadeira, impedindo assim que amigos e familiares possam ser enganados por contas falsas se passando por você. Para isso, eles utilizam um processo de identificação usando um documento de identidade original emitido pelo governo e sempre que possível uma selfie de vídeo para confirmar a autenticidade da conta. (Vale lembrar que as contas que já tinham o selo de verificação antes por serem de pessoas com muitos seguidores, famosos, entidades, etc continuarão com o selo, mas não terão acesso as outras vantagens da assinatura do Meta Verified.)
- Recursos únicos: outra vantagem da assinatura é que os assinantes terão acesso a alguns recursos exclusivos, como por exemplo figurinhas únicas no Stories que só estarão disponíveis para eles. Elas também estarão disponíveis para Reels e tanto no Instagram quanto no Facebook, a depender da assinatura. Além disso, os assinantes também ganham 100 Estrelas por mês no Facebook para apoiar seus criadores de conteúdos preferidos.
- Mais proteção para a conta: o Meta Verified garante um monitoramento proativo da conta, e eles garantem que isso impedem qualquer tipo de falsificação de identidade, garantindo uma proteção extra com a autenticação de dois fatores.
- Suporte direto: por fim, a última vantagem é que os assinantes terão direito a suporte direto quando necessário, podendo falar com uma pessoa real em tempo real para resolver problemas sobre a conta, o que facilita e agiliza muito o processo.
Quais são os pré-requisitos?
Para quem tiver interesse em assinar o Meta Verified para o Instagram ou para o Facebook, é preciso seguir alguns pré-requisitos.
- É preciso ser maior de idade, ou seja, ter 18 anos ou mais, e ter um perfil público ou privado associado ao seu nome completo, o mesmo presente em seus documentos de identidade.
- A foto do perfil deve mostrar o rosto da pessoa, e não imagens de desenhos ou fotos de outras pessoas. A conta também tem que ter a autenticação de dois fatores habilitada.
- É preciso ter em mãos um documento de identidade emitido pelo governo que conte com o mesmo nome do perfil e com foto atual para identificação e comprovação da identidade.
Eles terão acesso ao histórico de publicação anteriores para saber se o usuário está apto a receber o selo.
Lembrando que atualmente a assinatura só está disponível para perfis individuais, ou seja, ainda não está disponíveis para empresas.
Quanto custa assinar o Meta Verified?
É importante ressaltar que as assinaturas do Meta Verified para o Instagram e para o Facebook são separadas. Ou seja, uma assinatura só garante o selo de verificação e as outras vantagens para a conta de uma das plataformas. Quem quiser ter o Meta Verified para o Instagram e também para o Facebook deverá fazer duas assinaturas, uma para cada plataforma.
Para o Facebook a assinatura pode ser feita tanto pela web quanto pelo aplicativo no smartphone. Já no Instagram, ela só está disponível através do smartphone.
Assinatura custa R$ 55 por mês para cada uma das plataformas.
Ela já está disponível no Brasil, porém não em todas as regiões ainda. Caso na sua região ela ainda não esteja disponível, eles vão oferece a opção de entrar na lista de espera, então você será informado(a) quando isso acontecer.
Como fazer a assinatura do Meta Verified?
Para o Facebook
No Facebook é possível fazer a assinatura tanto pela web quanto pelo aplicativo. O processo é praticamente o mesmo, por isso vamos seguir os passos do aplicativo.
Primeiro, abra o aplicativo do Facebook, e isso pode ser feito tanto em um smartphone Android quanto um iOS.
Em seguida, vá até seu perfil e escolha a opção “Configurações e Privacidade”.
Depois, toque em “Configurações” e vá para “Central de Compras”.
Nessa parte, você vai ver logo a opção “Meta Verified”, então é só tocar nela e escolher a sua conta do Facebook escolhida para ganhar a assinatura, caso tenha mais de uma.
Ele vai agora pedir para cadastrar a sua forma de pagamento. Caso você já tenha um cartão salvo na conta do Facebook, poderá usá-lo na hora da compra da assinatura.
O próximo passo é a verificação, então será pedido para que você envie foto de documento oficial de identidade como o RG ou a CNH. Depois disso é só aguardar a confirmação da compra.
Para o Instagram
Por enquanto, só é possível fazer a assinatura do Meta Verified para o Instagram através do aplicativo, então não pode ser feito na web.
Ao abrir o aplicativo, vá na foto do perfil e abra o menu que fica no canto superior direito da tela (os 3 tracinhos). Escolha “Configurações e Privacidade” para entrar na Central de Contas do Instagram.
Lá terá a opção Meta Verified, é só clicar nela, escolher o perfil que vai ser vinculado à assinatura e clicar em Assinar. Ele vai te mostrar as opções de formas de pagamento para que você registre uma e então é só clicar em “Assinar” de novo.
Na próxima tela será preciso confirmar o pagamento e virá a opção para “Confirmar a Identidade”. É só preencher os campos e depois tocar em “Avançar”.
Agora será a hora de enviar a foto do documento de identificação (lembre-se de tirar frente e verso). Depois de revisar as imagens, é só apertar em “Enviar”.
A plataforma vai então validar a assinatura.
É importante lembrar que depois de fazer a assinatura, não dá mais para mudar o nome de usuário, o nome do perfil e nem informações como data de nascimento e foto de perfil. Caso você queira mudar um desses campos, será preciso passar pelo processo de verificação novamente.
Fonte: Meta