Mercado global de smartphones tem a pior queda desde 2014

A indústria de tecnologia passa por uma crise que há muitos anos não acontecia. Depois da Meta revelar uma desvalorização de mercado enorme, a Counterpoint Research mostrou que o mercado de smartphones também passa por um período ruim.

No terceiro trimestre de 2022 o mercado global de smartphones teve uma queda de 12%. A última vez que o segmento enfrentou uma redução tão expressiva foi em 2014, ou seja, há oito anos! No período, todas as fabricantes venderam um total de 301 milhões de celulares. A única marca que teve crescimento nas vendas foi a Apple. O motivo disso foi o lançamento do iPhone 14.

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Principais razões para a queda nas vendas de smartphones

Celular com notebook
Falta de grandes inovações tecnológicas contribuiu para o baixo número de vendas

Para você ter uma ideia, este foi o pior terceiro trimestre do mercado de smartphones desde 2014. Fazendo uma comparação com o terceiro trimestre de 2021, o mercado vendeu um total de 342 milhões de celulares. 12 meses depois esse número despencou para 301 milhões, representando assim uma diminuição de 12% nas vendas.

Mas quais os motivos por trás dessa redução no número de vendas? De acordo com o analista sênior da Counterpoint Research, Harmeet Singh Walia, o aumento das tensões entre China e Estados Unidos, além da escalada da inflação, são os principais fatores.

Ele também explica que a falta de grandes avanços tecnológicos nos novos aparelhos freou o interesse dos consumidores. E se pararmos para pensar, faz sentido. Um celular topo de linha ou intermediário premium possui recursos para ser usado por uns 3 anos sem problemas. Olhando por esse lado, não faz sentido trocar de smartphone todo ano.

Apple foi a única que cresceu

iPhone 14
Graças ao iPhone 14 a Maçã teve um aumento de 2% nas vendas

Todas as grandes fabricantes de celulares tiveram queda nas vendas, com exceção da Apple. Graças ao iPhone, a companhia teve um crescimento de 2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Foram vendidos 48,8 milhões de iPhones no terceiro trimestre de 2022. Curioso notar que esse número é maior até que o segundo trimestre do ano, quando a Maçã comercializou 46,5 milhões de celulares. Realmente, o lançamento do iPhone 14 fez toda a diferença para a empresa.

O analista sênior da Counterpoint Research comentou o seguinte:

Graças a um lançamento anterior do mais recente iPhone neste ano, a Apple emergiu como o único fornecedor de smartphones entre os cinco principais a gerenciar o crescimento anual de remessas no trimestre”.

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Número de vendas de cada fabricante e comparativo anual

Com isso, a Apple assume a segunda posição no ranking de maiores fabricantes de celulares. Em primeiro lugar aparece a Samsung. A marca sul-coreana vendeu mais smartphones, 64 milhões de unidades, mas viu o número de vendas diminuir 8% na comparação anual.

Em terceiro lugar aparece a Xiaomi, que vendeu 40,5 milhões de celulares e viu uma redução de 9%. Oppo, OnePlus e Vivo tiveram uma redução de 23%. A Motorola, por sua vez, teve uma redução acumulada de 15% no comparativo anual.

O mesmo aconteceu com a indústria de PCs

O padrão também se repetiu na indústria de computadores. Todas as fabricantes tiveram redução nas vendas, menos a Apple. Segundo a Counterpoint Research, todo o setor teve uma queda de 15,5% no terceiro trimestre de 2022. Foi vendido um total de 71,1 milhões de PCs nos últimos três meses doannual

MacBook Pro
Macs salvaram o trimestre da Maçã, que vendeu 7% a mais

A Lenovo, que é líder no segmento, viu uma redução de 16% nas vendas, comercializando apenas 16,9 milhões de unidades. Para outras empresas foi pior. A HP e Dell, por exemplo, tiveram uma retração de 27% e 21%, respectivamente.

A Apple, por sua vez, viu os seus lançamentos trazerem bons resultados. No segundo trimestre a marca lançou os novos MacBooks Pro e MacBook Air. Ambos os dispositivos são equipados com o chip Apple M2, que está dando um ótimo desempenho para as máquinas.

Sobre a retração no setor de PCs, a empresa de consultoria comentou o seguinte:

O declínio no terceiro trimestre de 2022 deveu-se em grande parte à fraqueza da demanda nos mercados de consumo e comercial, que foi impulsionada principalmente pela inflação global. A queda na demanda de PCs continuou no trimestre, apesar das amplas atividades promocionais dos principais OEMs, especialmente para linhas de produtos de consumo.

Fonte: Counterpoint Research

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