Nesta semana nós publicamos aqui a notícia de que a LG abandonou o mercado global de smartphones. Mas ela se comprometeu em ainda fornecer atualizações para os seus aparelhos. E nesta quinta-feira (8) a companhia sul-coreana detalhou como vai funcionar as atualizações. Ou seja, quais aparelhos serão contemplados e por quanto tempo.
A LG informou que os smartphones da linha G e V lançados de 2019 para frente receberão atualizações por 3 anos. O mesmo se aplica aos modelos Velvet e Wing. Pegando como exemplo o LG Velvet: ele foi lançado em 2020 com Android 10. Portanto, ele deverá ser atualizado até 2023 com o Android 13. O mesmo vale para o Wing, que foi um dos últimos modelos lançados pela companhia.
Leia também
A despedida melancólica da LG do mercado de smartphones
6 celulares da LG que marcaram época
Outros modelos que devem receber atualizações da LG nos próximos anos são:
- G8 ThinQ;
- G8X ThinQ;
- G8S ThinQ;
- V50 ThinQ;
- V60 ThinQ.
Além disso, alguns modelos de 2020, como o LG Stylo e os smartphones da série K vão receber atualizações de sistema por 2 anos.
As fábricas da LG ainda continuarão a produzir smartphones até o dia 31 de julho. A empresa ainda tem obrigações contratuais com operadoras e outros parceiros e, portanto, deve honrá-las. E as atualizações de sistema também vão depender do cronograma de distribuição do Google, bem como da compatibilidade e desempenho do próprio aparelho.
A decisão de abandonar o mercado global de dispositivos móveis aconteceu depois de sucessivos anos de prejuízo no setor. Para você ter uma ideia, a última vez que a LG lucrou com os celulares foi em 2014. De 2015 para cá a companhia sul-coreana acumulou um prejuízo estimado em mais ou menos US$ 3,5 bilhões!
No mesmo dia a empresa foi notificada pelo Procon-SP para dar esclarecimentos sobre o fim da divisão mobile. A fábrica da empresa, localizada no município de Taubaté (SP), foi fechada e a produção transferida para Manaus (AM).
Fontes: LG (Newsroom) via The Verge