Formatar seu celular com sistema Android pode ser útil para ajudar a melhorar a performance ou até mesmo para quando deseja passar seu aparelho para um familiar ou amigo, além de ser essencial caso seu objetivo seja vender o aparelho. A formatação, essa restauração para as definições de fábrica, fará com que todos os seus dados e configurações sejam apagadas, e o dispositivo volte da mesma forma como saiu da loja. Como todos os dados serão apagados é recomendável que você faça o backup das informações antes de partir para o processo de restauração.
Há duas formas bem objetivas de realizar essa restauração para as definições de fábrica, procedimentos realizados diretamente pelo aparelho. Também é possível realizar a formatação utilizando o computador.
A forma mais básica de realizar a formatação é pelas configurações do próprio aparelho, também é possível através do menu Recovery, acessado antes mesmo do Android iniciar completamente e a última forma exige softwares instalados no PC. É bom frisar que, embora este artigo trate especificamente de celulares com Android, o processo de restauração citado aqui também vale para tablets que rodam o sistema.
Vamos começar pelo passo da restauração pelas configurações do aparelho:
Formatando o celular Android pelas configurações do celular
– Vá até as configurações do seu aparelho
– Procure a opção “fazer backup e redefinir”. Dependendo do aparelho, como os da Samsung, o acesso ao processo de restauração pode ser um pouco diferente.
– Serão exibidas três opções de redefinição:
- Redefinir configurações – redefina todas as configurações para o padrão;
- Redefinir as configurações de rede – redefina as configurações de Wi-Fi, Bluetooth e de outras redes para o padrão;
- Restaurar config acessibilidade – restaura configurações de acessibilidade para os valores padrão;
- Restaurar padrão de fábrica – redefina para suas configurações padrão de fábrica. Isso apagará todos os seus dados, incluindo arquivo e aplicativos baixados.
Para a restauração completa o aconselhável é escolher “restaurar padrão de fábrica”. Pronto, agora basta o processo ser finalizado. Seu telefone será reiniciado e todos os dados apagados e configurações restabelecidas.
Formando pelo menu recovery do Android
O recovery, como a própria tradução do nome sugere é a recuperação. Em alguns casos não é possível acessar normalmente o sistema, por alguma situação de brick, por exemplo, em que a única alternativa para tentar realizar alguns procedimentos técnicos é através do recovery. Armazenado em um porção diferenciada da memória interna, o que garante sua inicialização independente do estado em que o sistema Android padrão se encontra.
Pelo recovery é possível aplicar um novo firmware, apagar o cache da partição, reiniciar o dispositivo e, é claro, restaurar as configurações para as definições de fábrica. Para acessar esse modo você irá precisar ligar o aparelho utilizando apertando um conjunto de teclas.
– Primeiramente desligue o aparelho
– Agora você irá precisar religar o aparelho utilizando a configuração de teclas que dará o acesso. Isso pode variar de acordo com o dispositivo. Uma das formas mais comuns de ter esse acesso é através da seguinte sequência: botão de “abaixar o volume”, “home” e “power” simultaneamente, também pode ser apenas o botão de abaixar o volume + botão power. Caso tenha dúvida sobre o conjunto de teclas de acesso específico para o seu aparelho procure no site do fabricante.
– O aparelho será iniciado com uma tela preta com opções em amarelo, organizadas em modo lista. Com os botões de volume você pode ir navegando pelas opções disponíveis. Para a formatação e restauração para as definições de fábrica escolha “Wipe data/ Factory reset”, para confirmar aperte o botão power.
– No novo menu que será exibido selecione a opção sim e confirme
– Você retornará para a tela anterior. Agora selecione a opção “Wipe cache partition”
– Novamente marque a opção Sim
– Agora clique na primeira opção do menu recovery: Reboot System Now
Pronto, aparelho restaurado 🙂
Formatando o celular com o ADB e FastBoot
ADB e FastBoot são ferramentas conhecidas por desenvolvedores. Esses programas realizam a integração entre o PC e o smartphone, permitindo que comandos sejam enviados diretamente do computador para o celular. Com essas ferramentas também é possível por em prática a formatação do celular. O passo a passo é o seguinte:
- Baixe e instale no computador os drivers correspondentes ao fabricante do aparelho. Em nosso caso baixamos os drivers para Samsung, disponível neste link. ;
- Baixe e instale o Minimal ADB FastBoot;
- Conecte o seu smartphone ao PC pelo cabo USB e habilite o modo desenvolvedor em seu aparelho
- Habilite a opção depuração USB;
- Abra o Minimal ADB Fastboot;
- Digite adb devices (depois pressione enter)
- Digite recovery –wipe_data (pressione enter)
- Caso o comando acima não funcione faça este: wipe data (pressione enter)
- Seu smartphone irá iniciar o processo de restauração
- O comando correspondente a formação terá que ser digitado na tela aberta do ADB Fastboot. Use uma das seguintes opções: fastboot erase cache (limpe o cache e normalmente resolva problemas, sem redefinir o telefone celular) ou fastboot erase userdate (restauração de fábrica).
Caso você queira conhecer o passo a passo para a restauração do iPhone, processo que é bem diferente, clique aqui e leita nosso artigo sobre o tema. Aproveite para ler outro conteúdos relacionados ao universo mobile. Deixamos como recomendação as seguintes matérias: Antivírus para Android: preciso realmente instalar no meu aparelho?, melhores smartphones para jogos, melhores aplicativos para usar VPN gratuitamente, utilize esses aplicativos para bloquear chamadas e SMS indesejados no celulare como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp.