O código IMEI é a sigla para International Mobile Equipment Identity. Em tradução literal é algo como Identificação Internacional de Equipamento Móvel. Trata-se de um código numérico que deve ser único para cada celular e reconhecido em todo o mundo.
O código IMEI é atribuído a qualquer aparelho móvel capaz de se conectar às redes móveis, como 4G e 5G. Portanto, qualquer smartphone, tablet e modem possuem um código IMEI. Esse código é como se fosse o número de chassi de um automóvel.
Leia também
A internet 5G interfere em aviões?
O que é e como ativar o eSIM?
Qual a utilidade do IMEI?
Como expliquei acima, o código IMEI funciona como o número de chassi de um carro. Ou seja, ele identifica o celular de maneira única e permite que as operadoras saibam quais aparelhos estão conectados à sua rede de telefonia móvel e também à rede de dados.
É importante deixar claro, no entanto, que apesar de serem usados pelas operadoras, o código IMEI não está associado ao chip SIM. O IMEI está atrelado ao aparelho celular em si. Os chips SIM possuem a sua própria identificação, que é chamada de ICCID (Integrated Circuit Card Identifier).
Você também não deve confundir o IMEI com o número de série do celular. Cada fabricante de smartphone, ao produzir seus aparelhos, atribui um número de série. Mas este número é usado apenas internamente para fins de controle e garantia. O código IMEI, apesar de também estar atrelado ao aparelho, é usado internacionalmente.
Como descobrir o código IMEI do meu celular?
Descobrir o código IMEI do celular é muito fácil. Existem vários métodos para isso. Abaixo você fica sabendo de alguns.
Código universal
O código universal, como o nome diz, funciona em qualquer celular, independente da fabricante ou sistema operacional. Basta abrir o discador do celular e digitar o seguinte código: *#06#.
Após isso, o aparelho exibirá na tela o número IMEI. Se ele for do tipo que suporta dois SIM Cards, então ele terá dois números IMEI. Daqui a pouco eu explico mais sobre isso.
Configurações do sistema
E no caso dos aparelhos que não tem aplicativo de telefone, como os tablets? Nste caso, você pode descobrir o número IMEI nas configurações do sistema. Se você usa Android, basta seguir este caminho: Configurações > Sobre o telefone > Confira o número IMEI.
Já para usuários de dispositivos da Apple, como iPhone ou iPad, é só seguir este caminho: Ajustes > Geral > Sobre > Confira o número IMEI.
Métodos analógicos
Caso você tenha sido roubado ou mesmo perdido o celular, ainda assim é possível descobrir o número IMEI. Geralmente esse código está discriminado na caixa do aparelho ou na nota fiscal.
Pegue a caixa do aparelho e procure pelo código de barras. O IMEI fica próximo do código de barras. Geralmente ele é composto por quatro grupos de números separados por hífen. Mas pode ser que os números sejam exibidos juntos também. O importante é que ele tenha entre 15 e 16 dígitos.
Se não tiver mais a caixa do aparelho, vale a pena conferir na nota fiscal. Se não tiver mais a nota fiscal, você pode tentar pegar uma segunda via na loja onde você comprou o aparelho.
Serviços web
E se você teve o celular roubado e perdeu a nota fiscal e a caixa do aparelho? Nesse caso não tem jeito, né? Errado! Tem jeito, sim!
Se você usa um smartphone Android, basta acessar a plataforma “Encontre meu dispositivo”, do próprio Google. Faça login com a conta Google cadastrada no celular. Na barra lateral você verá todos os smartphones onde essa conta Google foi cadastrada. Selecione o celular desejado e clique no botão de informação (i) para visualizar o código IMEI.
Usuários Apple têm uma opção similar. Basta entrar na página appleid.apple.com e fazer login com a conta que está vinculada ao iPhone. Em seguida, clique na guia “Dispositivos” e clique no seu iPhone. A página irá mostrar o código IMEI do aparelho, além de outras informações referentes a ele.
O código IMEI informa sobre o dono do celular?
Não. O código IMEI revela apenas informações sobre o dispositivo. Os únicos dados que ele carrega são o fabricante do celular e o modelo do aparelho. Essas são as únicas informações que usuários comuns podem conseguir através do código IMEI.
Portanto, é impossível saber quem é o dono do celular apenas pelo código IMEI. Informações como CPF e nome completo ficam atreladas ao titular do SIM Card. Mas você pode consultar o número IMEI na base de dados da Anatel. Por lá você pode descobrir se o aparelho está com status de irregular. Isso é especialmente útil se você estiver comprando um celular seminovo, usado ou em lojas desconhecidas.
Como assim um celular pode ter dois números IMEI?
Sim, o celular pode ter dois números IMEI. Mas, para isso, ele precisa ter suporte a dois chips SIM, mesmo que você só use um chip.
Nestes casos, você terá o IMEI 1 e o IMEI 2. Cada um é referente a um chip de operadora. Caso você tenha um celular dual-chip e seja roubado, será preciso bloquear os dois códigos IMEI. Caso contrário, o celular continuará funcionando parcialmente.
Dois smartphones podem ter o mesmo código IMEI?
Em tese, não. Como já explicamos no artigo, o código IMEI deve ser único para cada dispositivo. Mas pode acontecer de dois aparelhos terem o mesmo número IMEI.
Isso acontece só com aparelhos clonados ou piratas. Tais dispositivos não recebem a homologação da Anatel e, portanto, não estão autorizados a acessar as redes móveis e de telefonia celular das operadoras.
A própria Agência Nacional de Telecomunicações possui um programa chamado de “Celular Legal”. Esse programa visa identificar e bloquear todos os celulares clonados, piratas ou que não foram homologados.
Dá pra mudar o número IMEI?
Sim, é possível. No entanto, por se tratar de um número de série único e usado para fins de identificação do aparelho, ele só deve ser alterado por pessoas autorizadas. E quem são estas pessoas? Na prática, apenas a fabricante do celular ou as assistências técnicas autorizadas.
Aliás, o segundo caso é até bem comum. Nas situações onde é preciso trocar a placa-mãe do smartphone, as assistências técnicas costumam alterar também o código IMEI. Isso é compreensível, já que com a troca da placa principal estamos falando de um celular novo, tecnicamente.
Entretanto, isso não quer dizer que não seja possível trocar o código IMEI por conta própria. Existem até aplicativos que se propõem a fazer isso. Mas saiba que trocar o código IMEI por conta própria é ilegal, pois trata-se da violação de um número de série. Caso a operadora identifique a operação, ela pode bloquear o celular de acessar suas redes móveis e de dados.
Bloqueio do código IMEI
Em caso de roubo, furto ou perda do aparelho celular, uma das primeiras ações que você deve adotar é bloquear o código IMEI. Ao bloquear esse número, o aparelho fica impedido de se conectar às redes móveis. Essa ação pode dificultar que o ladrão consiga passar o celular para frente, ou seja, vender para outras pessoas.
Para bloquear o número IMEI é preciso ter em mãos apenas o número. Se for um aparelho Dual-Chip, tenha em mãos os dois números IMEI. Não se preocupe que você não precisa ter em mãos a nota fiscal e muito menos o Boletim de Ocorrência (BO). O bloqueio é feito juntamente à operadora. Abaixo você confere os números de contato das principais operadoras brasileira:
- Claro: 1052 (clientes Combo Multi devem ligar para 0800 72 36 626);
- TIM: 1058;
- Vivo: 1058;
- Algar: 1055;
- Correios Celular: 10543.
A única pessoa que pode solicitar o bloqueio do IMEI é o titular da linha. Depois de efetivar o bloqueio, o celular não consegue mais se conectar às redes móveis. Mas ele continua podendo acessar redes Wi-Fi. Portanto, é bom adotar outras medidas para encontrar ou bloquear o dispositivo por completo.
Se você der sorte e conseguir recuperar o celular roubado, é possível desbloquear o IMEI. Mas esse processo é um pouco mais burocrático. Será preciso apresentar uma identificação e a nota fiscal do aparelho. Cada operadora possui seus próprios trâmites.
Consigo rastrear o celular pelo IMEI?
O objetivo do código IMEI é apenas de identificação. Portanto, nenhum usuário comum consegue rastrear o celular pelo código IMEI, mesmo que ele esteja conectado às redes móveis ou à redes Wi-Fi.
Entretanto, a operadora consegue saber a localização aproximada do dispositivo a partir do código IMEI. Para isso é necessário apenas que o celular esteja conectado à sua rede. Se o IMEI estiver bloqueado, não é possível fazer essa localização.
Outro impeditivo é que a localização aproximada do celular via IMEI só é cedido pela operadora mediante solicitação judicial. Em outras palavras, não é uma informação muito fácil de se obter.
Caso você queira saber a localização aproximada do celular, use plataformas como a “Buscar meu iPhone” para dispositivos Apple ou “Encontre Meu Dispositivo” para aparelhos com Android. Existem também softwares específicos que rastreiam o celular e impedem até mesmo que ele seja desligado sem uma senha.