Os modelos

Assim como na questão dos soquetes, a lista de modelos do Athlon 64 apresenta uma variedade espantosa de arquiteturas, variações na quantidade de cache, soquete usado, freqüência do HyperTransport e assim por diante. O índice de desempenho dos processadores é calculado com base no desempenho médio, de forma que existem casos de processadores com clocks, caches e arquiteturas diferentes vendidos sob o mesmo índice e muitas vezes pelo mesmo preço.

Todo processador inclui uma pequena área de memória com detalhes sobre a arquitetura usada, quantidade de cache, freqüência, tensão, conjuntos de instruções suportados e assim por diante. Estes códigos de identificação são acessíveis através de uma série de programas de diagnóstico, que podem ser usados para identificar o processador. Um dos mais práticos (para Windows) é o CPU-Z, disponível no: http://www.cpuid.com/cpuz.php.

No Linux você pode usar o comando “cat /proc/cpuinfo“, deixando que o próprio Kernel do sistema leia os códigos de identificação e mostre as informações na tela.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X