Espaço quase infinito! SanDisk anuncia SSD de 1 petabyte com tecnologia UltraQLC

Sandisk anuncia SSD de 1 petabyte com tecnologia UltraQLC, prometendo alta performance e eficiência para o mercado profissional.

A Sandisk, conhecida por suas inovações em tecnologia de armazenamento, revelou durante o seu último Investor Day planos audaciosos para o futuro dos SSDs. A empresa está se preparando para lançar unidades de estado sólido com capacidade de 1 petabyte (PB), uma marca que representa 1.024 terabytes. Embora ainda não tenha fornecido uma data específica para o lançamento, essa iniciativa coloca a Sandisk entre as pioneiras no desenvolvimento de SSDs com tamanhos tão impressionantes.

Para alcançar esse marco, a Sandisk introduziu uma nova tecnologia chamada UltraQLC, que é uma combinação de recursos avançados projetados para otimizar o desempenho e a eficiência energética. Khurram Ismai, um dos executivos da empresa, destacou que a UltraQLC é resultado de décadas de experiência da Sandisk no setor, permitindo que a tecnologia seja utilizada em infraestruturas modernas de dados. Ele assegurou que, mesmo com o aumento da densidade de armazenamento, não haverá comprometimento na performance.

Você também pode gostar dos artigos abaixo:

SSD SATA, NVMe ou PCIe: Qual a melhor opção para você?

Qual é o melhor: SSD M.2 SATA ou NVMe?

Por que o SSD é melhor que o HD?

pTRSacMe6GMLN5yB8A3dpZ 650 80.jpg

A UltraQLC não deve ser confundida com uma versão atualizada dos chips QLC existentes. Em vez disso, trata-se de uma integração sofisticada que combina o 3D NAND QLC BICS 8 da Sandisk com um controle proprietário avançado e 64 canais de NAND. O controle é, na verdade, o componente central dessa nova tecnologia, projetado especificamente para suportar altas capacidades, reduzindo a latência e aumentando a largura de banda, o que é crucial para aplicações em hiperescala.

Apesar do entusiasmo em torno do SSD de 1PB, a Sandisk enfatizou que o produto será direcionado principalmente para o mercado profissional, com aplicações significativas no processamento de inteligência artificial. A empresa já está planejando o lançamento de SSDs com capacidades menores, como 128TB, 256TB e 512TB, utilizando chips NAND de 2TB, que servirão como precursoras para o modelo de 1PB. Isso indica que a tecnologia UltraQLC poderá estar disponível em um futuro próximo, atendendo a uma demanda crescente por armazenamento de grandes volumes de dados.

e9q8GDa3AbuwciRGUu4unZ 970 80.jpg

Durante o mesmo evento, a Sandisk também abordou a utilização de 3D NAND na criação de novos módulos de memória chamada High Bandwidth Flash (HBF), que são projetados para oferecer suporte a GPUs com até 4TB de VRAM, destacando ainda mais o compromisso da empresa com inovações que atendem às necessidades do mercado de tecnologia em constante evolução.

Compre SSDs com os melhores preços na Amazon!

Embora o SSD de 1PB ainda esteja distante do uso doméstico, a promessa de armazenamento quase infinito para aplicações profissionais marca um passo significativo na evolução do armazenamento digital. A demanda por soluções de armazenamento que possam lidar com grandes volumes de dados, especialmente em áreas como IA e big data, continua a crescer, e a Sandisk parece estar se posicionando estrategicamente para liderar nesse campo.

Fonte: Tom’s Hardware

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!