PCIe 7.0 já está em desenvolvimento e promete o dobro de velocidade

O consórcio PCI-SIG realmente não perde tempo. Para você ter uma ideia, só agora a indústria de computadores começou a implementar o PCIe 5.0 nos dispositivos mais recentes. Mas em janeiro desse ano o consórcio oficializou as especificações finais do PCIe 6.0. E agora eles começaram a trabalhar na próxima versão do barramento, o PCI Express 7.0, que promete elevar as taxas de transferências para incríveis 512 GB/s (gigabytes por segundo)!

É importante ressaltar que o consórcio PCI-SIG apenas começou a desenvolver a tecnologia. E que ela vai demorar mais ou menos uns 3 anos para ser oficializada. E talvez mais algum tempo para começar a chegar aos primeiros computadores. No entanto, a organização já estabeleceu a nova meta a ser batida.

Leia também
Conector de energia PCIe 5.0 poderá fornecer até 600W de potência
SSDs alcançarão velocidade de 14 GB/s com o PCIe 5.0

Largura de banda dobra a cada nova versão

Desde o PCIe 1.o que o consórcio PCI-SIG dobra a velocidade de transferência do barramento nas versões seguintes. E até o momento eles não falharam nenhuma vez. Observe:

  • PCIe 1.0: 8 GB/s;
  • PCIe 2.0: 16 GB/s;
  • PCIe 3.0: 32 GB/s;
  • PCIe 4.0: 64 GB/s;
  • PCie 5.0: 128 GB/s;
  • PCIe 6.0: 256 GB/s;
  • PCIe 7.0: 512 GB/s.

Entretanto, temos que salientar que essa incrível velocidade só será alcançada em modo full duplex, em outras palavras, com o barramento enviando e recebendo dados ao mesmo tempo. Outro detalhe é que essa velocidade só é possível com 16 vias de transmissão (x16). No caso de ser só uma via de transmissão (x1), a velocidade fica em 32 GB/s. O que não deixa de ser impressionante.

Na tabela abaixo, divulgada pela própria PCI-SIG, você confere a velocidade de cada versão do barramento de acordo com o número de vias:

imagem 2022 06 22 143113579

O que é gigatransfer por segundo?

Olhares mais atentos devem ter observado na tabela a medida “GT/s”, ao lado do número de cada versão. Essa medida significa gigatransfers por segundo. A explicação para ela é um pouco complexa, mas tentarei simplificar. GT/s é a taxa máxima de bits transferidos por segundo sem levar em conta a codificação destes.

1 gigatransfer equivale a um bilhão de transferências de dados por segundo. Daí, a codificação transforma todos esses dados em um único pacote maior, uniformizando a transmissão. Esse sistema também contribui para uma maior assertividade na detecção de erros. Tudo isso faz com que a contagem em gigatransfers seja mais precisa do que gigabytes por segundo.

Mas enfim, você não precisa manjar de toda essa parte técnica para saber que o PCI Express 7.0 será extremamente rápido e que possibilitará placas de vídeos e SSDs ainda mais rápidos do que as opções que temos atualmente.

PCIe 7.0

Um dos trunfos do consórcio PCI-SIG é a tecnologia PAM4 (Pulse-Amplitude Modulation 4). Essa tecnologia já foi usada, inclusive, no padrão PCIe 6.0. Essa tecnologia usa quatro estados elétricos para modular o sinal. Nas versões anteriores, eram apenas 2 estados elétricos. O resultado disso é uma transferência de dados mais aprimorada.

Além disso, Al Yanes, presidente do consórcio, deu uma declaração que nos leva a crer que o padrão PCIe 7.0 irá consumir menos energia que os anteriores:

Conforme a tecnologia PCIe continua a evoluir para atender à demanda por alta largura de banda, nossos grupos de trabalho se focam em parâmetros de canal e em alcançar e melhorar a eficiência energética”.

Quando o PCIe 7.0 estará disponível?

O PCI-SIG trabalha com o prazo de finalizar as especificações técnicas até 2025. Mas é bastante provável que o novo padrão só comece a ser adotado pela indústria em 2026. Atualmente, o padrão da indústria é o PCIe 4.0, com os dispositivos mais recentes adotando o padrão PCIe 5.0. E não podemos esquecer do PCIe 6.0, que nem começou a ser adotado pela indústria ainda.

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!