Após 40 anos no mercado brasileiro, a marca japonesa Panasonic anunciou que irá encerrar sua produção de TV’s no Brasil. A notícia não foi exatamente uma surpresa, já que a empresa já não estava mais no topo desse tipo de mercado por aqui há alguns anos, que atualmente é liderado pela Samsung, LG e TCL.
Leia também:
CES 2021: JZ2000 é a nova TV OLED da Panasonic
Panasonic anuncia o tablet robusto Toughbook A3
Panasonic investe e outros produtos
A fábrica da marca, localizada em Manaus, ainda seguirá produzindo outros tipo de produtos, principalmente os de linha branca e do setor automotivo, onde ela foca nos componentes de som. Porém a produção de TV’s será encerrada e, com isso, cerca de 130 funcionários serão desligados da empresa.
Sergei Epof, vice-presidente de eletrodomésticos da Panasonic deu uma entrevista onde afirmou o seguinte:
“Nos últimos anos, nós reforçamos, ano a ano, outros segmentos para fazer essa saída do mercado de TV. Todos os nossos produtos são ligados à inovação, como nossos refrigeradores e lavadoras que têm baixo consumo de energia. Temos pilhas alcalinas com 18% mais duração do que uma pilha comum. Foi um movimento global planejado para o Brasil depois de crescer nos demais pilares da empresa. Eu não vejo o acontecimento como algo ligado ao momento atual do Brasil.”
Essa é a segunda grande marca que encerra suas produções de TV’s por aqui, já que a Sony também tomou essa decisão em março desse ano.
Epof comentou sobre isso e inclusive afirmou que o motivo da decisão de ambas as empresas foi bastante semelhante. Segundo eles, tanto a Panasonic quanto a Sony passaram a ter uma produção verticalizada e compravam componentes de terceiros. Com isso, elas acabaram perdendo a competitividade nesse segmento em específico. A única diferença é que a Sony saiu por inteiro do país, enquanto a Panasonic construiu outros pilares para continuar no país, só que focando em outros produtos.
Segundo o vice-presidente, a margem de lucros das TV’s estava apertada, então eles resolveram focar no espaço que têm para crescer no setor de linha branca, garantindo mais produtos conectados e com margem de lucro melhor.
Ainda assim, ela deixa uma bela história para trás. A Panasonic teve sua área de televisores bem forte durante muito tempo no Brasil já sendo, inclusive, patrocinadora do Big Brother Brasil por muitos anos e também das Olimpíadas de 2016.
Fonte: Exame